ZF está lançando novo tipo de airbag para ampliar a redução de lesões em acidentes; pés, tornozelos e pernas são o foco da tecnologia

zf airbag pés
zf airbag pés

O airbag evoluiu muito desde sua introdução nos Chevrolet Impala (só motorista) e Oldsmobile Toronado (também para o passageiro), feita há mais de 50 anos nos EUA.

De lá para cá, vimos o aparecimento dos airbags laterais, assim como das cortinas infláveis, protegendo assim outras partes do corpo que não só a cabeça, tórax e abdômen como nos frontais.

Com cabeça, ombro e costelas protegidas, o airbag migrou para o joelho do motorista e depois do passageiro (em poucos carros), chegando ao airbag central que evita o choque lateral entre cabeças.

Claro, vimos a Ford introduzir airbags nos cintos de segurança traseiros e até airbag de passageiro acionado do teto, como no primeiro Citroën C4 Cactus, que não tivemos aqui.

Agora, a alemã ZF quer seguir a trajetória de evolução do airbag e proteger os pés, tornozelos e também as pernas com um novo tipo de bolsa inflável automotiva, que estará disponível em 2028.

Trata-se de um airbag de pés, que consiste em uma bolsa que inflará a partir do assoalho, mas não sob um tapete.

O objetivo do novo airbag é mitigar fraturas, distensões, entorses ou até ferimentos mais graves, todavia, a invenção não estará disponível, por hora, para o motorista e sim para o passageiro.

Acontece que o acionamento é feito a partir do assoalho e não há como a bolsa se fazer presente entre os pés do condutor e os pedais, que se desligam em caso de acidente.

Quem sabe adiante, com a miniaturização, será possível introduzir airbags nos próprios pedais de acelerador e freio, considerando a quase não existência de carros manuais nos próximos anos…

Harald Lutz, diretor de desenvolvimento da ZF Lifetec, comenta: “Se faltar o ponto de contato do calcanhar, é quase impossível que os joelhos mergulhem efetivamente no airbag e ele não atinge seu efeito total”.

Lutz finaliza: “As articulações dos joelhos não podem mais ser mantidas na posição pretendida, resultando em movimento descontrolado das pernas”.

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X