Xuning dos bravos: Nissan 240SX à venda no Facebook tem um alto falante no meio do volante, além de muita coisa errada

falante no volante (1)
falante no volante (1)

Geralmente, quando falamos em “volante multifuncional”, pensamos em botões integrados ao volante para controlar funções como o som ou o piloto automático.

Mas um Nissan 240SX de 1995 à venda no Facebook Marketplace está redefinindo completamente esse conceito. Neste caso, o volante não apenas controla o volume — ele é o volume.

Essa criação inusitada foi feita pela SoundCrafters, uma oficina da Flórida (lógico), e o projeto foi finalizado em 2007.

E por mais que o carro tenha várias modificações chamativas, o que mais chama atenção é justamente o volante: no lugar da buzina, foi instalado um alto-falante gigantesco, transformando essa peça essencial da condução em parte central do sistema de som.

falante no volante (2)
falante no volante (2)

Pelas fotos, fica difícil entender exatamente como o mecanismo funciona, mas tudo indica que o alto-falante está montado em uma estrutura personalizada com moldura brilhante.

Pode até agradar quem curte carros de exposição, mas é difícil imaginar a usabilidade disso no dia a dia.

Aliás, o som é o grande protagonista do carro. Há alto-falantes por todos os lados: um segundo alto-falante do tamanho de uma tampa de bueiro no lado do passageiro, diversos outros integrados ao painel, no teto e atrás dos assentos.

Por falar nisso, os bancos originais deram lugar a estruturas minimalistas no chão, com encostos triangulares que mais parecem saídos de algum chefão de Zelda. Definitivamente, não foi projetado pensando em ergonomia — ou visibilidade.

falante no volante (4)
falante no volante (4)

Externamente, o 240SX também chama atenção com uma pintura que, dependendo do gosto, pode ser vista como ousada ou de gosto duvidoso, além de um kit wide-body, teto estreitado, rodas de 20 polegadas na frente e 22 atrás.

O motor é um quatro-cilindros 2.4 turbo preparado, com pistões forjados, cabeçote retrabalhado e um turbocompressor Garrett T04E. E para conter essa potência, o carro conta com freios Wilwood de seis pistões.

Quase não restaram peças originais da Nissan nesse projeto — talvez só os faróis.

Segundo o anúncio, o carro não é só uma curiosidade de internet: ele já foi exibido no SEMA Show em Las Vegas, em um evento na Alemanha, e até apareceu em revistas especializadas.

falante no volante (3)
falante no volante (3)

Mas ele precisa de atenção antes de voltar a brilhar. O dono afirma que alguns dos subwoofers precisam ser recondicionados, os freios exigem manutenção e o carro precisa ser rebocado para sair do local.

A pintura é avaliada em “sete de dez”. Felizmente, ao contrário do volante, os freios ainda não foram substituídos por alto-falantes.

Anunciado por US$ 14.995 na Flórida, com margem para negociação, o Nissan 240SX talvez não seja o carro ideal para uso diário ou para puristas.

Mas para quem busca um projeto diferente, que mistura arte sonora com design automotivo excêntrico, ele é, no mínimo, inesquecível.

Só não espere um test drive: o vendedor não permite — você só vai saber como é dirigir um carro com o som literalmente nas mãos depois que fechar negócio e consertar os freios.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.