A Subaru revelou o WRX STI S210 Prototype no Salão Automóvel de Tóquio 2025, reacendendo o legado do icônico nome STI, mas com uma omissão notável: o diferencial de deslizamento limitado.
Considerado uma evolução do raro WRX STI S209, o S210 oferece melhorias no desempenho e no design, embora algumas escolhas possam dividir os fãs mais puristas da marca.
O modelo é equipado com uma versão ajustada do motor turbo de 2.4 litros FA24, encontrado no WRX. A Subaru está mirando uma potência de 296 cavalos e 36 kgfm de torque, representando um aumento de 25 cavalos em comparação com o WRX padrão.
Para alcançar esses números, a Subaru introduziu um novo sistema de admissão com dutos aprimorados, um filtro de ar especial e um sistema de exaustão projetado para reduzir a resistência com uma câmara em formato de bala de canhão.
Uma das mudanças mais significativas no S210 é a inclusão da Subaru Performance Transmission, uma transmissão CVT ajustada para simular trocas de marcha que, segundo a montadora, intensificam o prazer de dirigir.
No entanto, a ausência do Driver’s Control Center Differential (DCCD), um diferencial central ajustável que sempre foi parte essencial do DNA STI, é um ponto polêmico.
Para compensar, o S210 recebeu amortecedores eletrônicos ajustáveis, molas especiais e novos estabilizadores traseiros. O sistema de frenagem inclui pinças Brembo de 6 pistões na dianteira, discos perfurados e pastilhas otimizadas.
No exterior, o S210 reflete sua conexão com as pistas, incorporando peças aerodinâmicas inspiradas nos carros de corrida da Subaru no Nürburgring.
O modelo conta com rodas de 19 polegadas exclusivas para a dianteira e traseira, envolvidas por pneus Michelin, além de um spoiler traseiro seco de fibra de carbono com o emblema STI.
Por dentro, os assentos Recaro elétricos com encostos de carbono e o acabamento em preto com detalhes vermelhos reforçam a sensação esportiva.
A Subaru confirmou que o S210 entrará em produção, com mais detalhes previstos para serem revelados na primavera. Assim como o S209, o S210 será uma edição limitada, com apenas 500 unidades planejadas.
Ainda não se sabe se o modelo estará disponível nos Estados Unidos, o que pode frustrar os fãs da marca que aguardam por uma verdadeira STI.
Enquanto o S210 Prototype oferece uma visão moderna da herança STI, a ausência de um diferencial limitado pode impactar sua recepção entre os entusiastas.
Resta saber como o mercado reagirá a essa nova tentativa da Subaru de manter vivo o espírito de rally em tempos de mudanças no setor automotivo.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!