WRX STI S210 Prototype: Subaru finalmente ressuscita o WRX STI, mas com câmbio CVT e sem diferencial de deslizamento limitado

subaru wrx sti s210 prototype (3)
subaru wrx sti s210 prototype (3)

A Subaru revelou o WRX STI S210 Prototype no Salão Automóvel de Tóquio 2025, reacendendo o legado do icônico nome STI, mas com uma omissão notável: o diferencial de deslizamento limitado.

Considerado uma evolução do raro WRX STI S209, o S210 oferece melhorias no desempenho e no design, embora algumas escolhas possam dividir os fãs mais puristas da marca.

O modelo é equipado com uma versão ajustada do motor turbo de 2.4 litros FA24, encontrado no WRX. A Subaru está mirando uma potência de 296 cavalos e 36 kgfm de torque, representando um aumento de 25 cavalos em comparação com o WRX padrão.

Para alcançar esses números, a Subaru introduziu um novo sistema de admissão com dutos aprimorados, um filtro de ar especial e um sistema de exaustão projetado para reduzir a resistência com uma câmara em formato de bala de canhão.

subaru wrx sti s210 prototype (2)
subaru wrx sti s210 prototype (2)

Uma das mudanças mais significativas no S210 é a inclusão da Subaru Performance Transmission, uma transmissão CVT ajustada para simular trocas de marcha que, segundo a montadora, intensificam o prazer de dirigir.

No entanto, a ausência do Driver’s Control Center Differential (DCCD), um diferencial central ajustável que sempre foi parte essencial do DNA STI, é um ponto polêmico.

Para compensar, o S210 recebeu amortecedores eletrônicos ajustáveis, molas especiais e novos estabilizadores traseiros. O sistema de frenagem inclui pinças Brembo de 6 pistões na dianteira, discos perfurados e pastilhas otimizadas.

No exterior, o S210 reflete sua conexão com as pistas, incorporando peças aerodinâmicas inspiradas nos carros de corrida da Subaru no Nürburgring.

O modelo conta com rodas de 19 polegadas exclusivas para a dianteira e traseira, envolvidas por pneus Michelin, além de um spoiler traseiro seco de fibra de carbono com o emblema STI.

Por dentro, os assentos Recaro elétricos com encostos de carbono e o acabamento em preto com detalhes vermelhos reforçam a sensação esportiva.

A Subaru confirmou que o S210 entrará em produção, com mais detalhes previstos para serem revelados na primavera. Assim como o S209, o S210 será uma edição limitada, com apenas 500 unidades planejadas.

Ainda não se sabe se o modelo estará disponível nos Estados Unidos, o que pode frustrar os fãs da marca que aguardam por uma verdadeira STI.

Enquanto o S210 Prototype oferece uma visão moderna da herança STI, a ausência de um diferencial limitado pode impactar sua recepção entre os entusiastas.

Resta saber como o mercado reagirá a essa nova tentativa da Subaru de manter vivo o espírito de rally em tempos de mudanças no setor automotivo.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.