VW Taos Highline 2024: Não vende tanto, mas tem um dos melhores acabamentos da marca

taos highline (3)
taos highline (3)

Acima do Nivus e do T-Cross e abaixo do Tiguan, o Taos busca fazer essa ponte entre os modelos citados.

Maior que os primeiros, com bons opcionais e acabamento superior, ainda mantém a motorização do T-Cross de topo, perdendo em desempenho para o irmão menor.

Disponível nas versões Comfortline (de entrada) e Highline (de topo), avaliamos a top de linha e trouxemos todos os detalhes para você.

A versão Highline do SUV da VW, parte de R$ 210.990,00 e vem de série com:

Controle adaptativo de velocidade e distância (ACC), frenagem autônoma de emergência, 6 airbags (2 frontais , 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina), 8 alto-falantes, multimídia de 10” com Apple Carplay wireless e Android Auto via cabo, ar-condicionado digital dual-zone, bancos dianteiros com aquecimento e ajuste elétrico, carregamento de celular por indução, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), câmera multifunções, detector de ponto cego, direção elétrica, faixa de luz de LED na grade frontal, freio de estacionamento eletrônico, cluster digital de 10,25″, rodas 19” de liga, sistema KESSY – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, e mais.

Vamos aos detalhes:

Desempenho é bom, mas perde para o T-Cross

polo gts 2024 (9)

Fazendo a ponte entre T-Cross e Tiguan, ele anda menos que os dois, talvez seja um dos principais problemas do modelo, uma vez que faz bem o papel de intermediário nos demais quesitos.

O Motor 250 TSI (1.4 Turbo) é o mesmo que já foi aplicado no Golf, Polo GTS e T-Cross, que rende 150 cv e 25,5 kgfm de torque, independente do combustível utilizado.

Aliado ao câmbio automático de 6 velocidades, entrega um 0 a 100 km/h em 9,4s e velocidade máxima de 195 km/h.

Seu irmão menor, que custa bem menos, considerando a mesma versão Highline, tem um desempenho superior, fazendo o 0 a 100 km/h em 8,6s, com velocidade maior 204 km/h.

O rival Jeep Compass faz 0 a 100 km/h na casa dos 10s, tendo a velocidade máxima de 207 km/h.

O Taos tem um consumo no Etanol de 7,6 km/l na cidade e 9,1 km/l na rodovia, ante 11,1 km/l na cidade e 13,1 km/l na rodovia, quando utilizado na gasolina.

Seu concorrente da Jeep tem um consumo 7,2 km/l na cidade e 8,7km/l na rodovia, quando rodando no Etanol.

Enquanto isso, rodando no na gasolina, roda 10,1 km/l e 12 km/l, na cidade e rodovia, respectivamente.

Acabamento e itens de série são melhores que boa parte da linha

taos highline (22)

O Taos é visual e sensivelmente melhor que boa parte da linha VW, com mais materiais de qualidade aplicados no painel e forrações de porta, por exemplo, ainda que pudesse ser melhor, tendo em vista o preço.

taos highline (15)

As forrações de porta são basicamente pretas, mas recebem couro e costuras na região superior, com boa região recoberta por material de toque macio.

taos highline (20)

Os bancos de couro são confortáveis, a região lombar e do assento possuem costuras marcadas e o encosto tem abas generosas.

Apoio de braços central também possui acabamento em couro.

taos highline (19)

O volante tem empunhadura grossa, com acabamento em couro, os comandos multifuncionais são em plástico preto brilhante, enquanto os raios são demarcados por friso prateado, a base é suavemente reta.

O cluster 100% digital é multifuncional, sendo possível espelhar informações da multimídia, o mesmo presente em boa parte da linha de topo da VW.

taos highline (16)

A multimídia tem grandes proporções, se encaixa bem no painel, diferente de boa parte dos concorrentes que utilizam o conceito flutuante.

O painel possui boa parte com acabamento em plástico brilhante, o que já é uma melhoria em relação aos carros de entrada da montadora e na porção inferior possui um acabamento em couro com costura aparente.

taos highline (14)

Na segunda fileira o acabamento decai sensivelmente, com menos materiais de qualidade aplicados nas forrações de porta.

taos highline (21)

O espaço para as pernas é bom, e não deve para os rivais.

taos highline (12)

Porta-malas de 498 litros é bem amplo.

Caso queira teto solar, os interessados vão desembolsar R$ 6.600,00 a mais.

Design moderno, com identidade visual da marca

taos highline (5)

Os faróis Full LED, com DRL, possuem projetores, além do acabamento cromado em alguns pontos, fazendo contraste com o fundo preto.

taos highline (4)

A grade frontal tem frisos cromados, com o friso inferior bem espesso e marcado, o perfil de losango é bem vazado.

Um acabamento preto, em formato de “X” parte da base dos faróis e vai até a região inferior do para-choque.

Uma segunda grade, similar à superior, está na região inferior do para-choque, com acabamento em plástico prateado.

taos highline (2)

Nas extremidades do para-choque, 2 rebaixos recebem um acabamento preto brilhante.

taos highline (6)

De lado, o vão livre do solo é grande, como esperado, com espaço na caixa de roda bem significante.

As rodas 19”, com face diamantada e fundo escurecido são bonitas e modernas, casam bem com o modelo.

taos highline (8)

A região inferior inteira do carro é em plástico preto, dando continuidade aos acabamentos das caixas de roda.

Um carro desse preço e patamar poderia ter eliminado esse item e pintado toda a lataria.

O teto, preto na unidade avaliada, tem uma queda quase inexistente, com Rack presente, dando um ar mais “esportivo”.

taos highline (9)

Maçanetas são na cor do veículo, enquanto os retrovisores são em preto brilhante, idem ao teto.

taos highline (11)

As lanternas lembram as do Tiguan, que começam mais largas na lateral e afunilam em direção à região central do porta-malas.

taos highline (13)

A tampa do porta-malas é bem enxuta, trazendo o logo da VW, o modelo “Taos” na parte inferior central e o “250 TSI” na porção inferior direita.

O para-choque tem detalhes cromados, prateados e em plástico preto, inclusive com o mesmo perfil adotado na grade frontal, trazendo um detalhamento interessante para a traseira.

Não vende tanto quanto gostaria

O conjunto robusto, aliado a acabamento bom e design similar ao do irmão Tiguan não são o suficiente para o Taos emplacar bem.

No acumulado de janeiro a maio de 2024, fica apenas na décima nona posição dentre os SUVs, com 5.122 unidades emplacadas.

O modelo perde para Nivus, T-Cross, Compass, Fastback, HR-V e Corolla Cross, por exemplo, que emplacaram mais de 10.000 unidades cada.

Atrás dele estão Tiggo 8 e ZR-V, por exemplo.

Eventualmente, pode ganhar uma fatia de mercado superior se aplicado um conjunto motriz mais forte ou um acabamento primoroso de fato, porém isso é um tanto quanto improvável.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.