vw id4 pro 4motion 6
A digitalização da conectividade não só fez crescer as telas de entretenimento, mas eliminou os botões físicos, deixando tudo touchscreen e não somente nos dispositivos de infoentretenimento.
Na Volkswagen, por exemplo, vários modelos possuem botões virtuais para todas as funções e, não satisfeita, adicionou comandos por toque também no volante e no ar condicionado.
Num momento em que se quer baixar o som, é preciso tocar algumas vezes para ajustar ou mesmo buscar uma funcionalidade, por exemplo. De forma rápida não se consegue e muita gente reclama disso.
vw id2all 5
Esse breve relato não vem dos EUA, sendo experiência nossa mesmo, mas nos states e na Europa, já existe um movimento da VW no sentido de trazer de volta os botões físicos, porque os clientes já não aguentam mais o touchscreen.
Thomas Schäfer comentou que a iniciativa foi “frustrante” e que esses comandos “definitivamente causaram muitos danos.”
Para mudar a coisa, a VW nomeou Darius Watola, designer de interiores, para retornar os botões que os clientes não se esquecem. Mas, no lugar de um carro atual, a ideia foi mostrar isso num conceito para os próximos anos, o ID.2All.
Ele e seus botões “mostraram uma nova abordagem para todos os modelos”, adotando botões quase ocultos para ajustes diversos. Modelos como ID.4 e Golf 8 são os que mais possuem comandos touchscreen.
volkswagen polo track 2024 comeri santos (3)
O conjunto com comandos físicos podem ser antiquados, mas garantem os ajustes precisos e acionamentos num padrão que todos conhecem, eliminando a sensação de não saber operar um sistema recém-adquirido com seu carro novo.
O mesmo em relação a possíveis chances de travamento, como o associado com smartphone. Hoje, comandos de voz que ativam e desativam funções é uma opção interessante, mas não substitui os comandos físicos.
A VW está empenhada em voltar à velha escola e, se alguns, pensarem que isso é algo ruim, basta observar como as novas telas do ID.2all inspiradas nos Fusca e Golf de gerações antigas.
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!