Voyage 2023: tudo sobre o último ano do sedã

Voyage 2019

Este é o Voyage 2023. Por muitos anos, tanto o Volkswagen Gol como o Volkswagen Voyage conseguiram se posicionar como líderes em suas categorias. Porém, defasados diante dos novos concorrentes, os modelos compactos da marca alemã perderam terreno e passaram a vender menos.

Para tentar conquistar de volta a preferência dos consumidores, o Volkswagen Voyage chegou no modelo 2020 com mudanças significativas no visual e até mesmo a opção de câmbio automático de seis marchas, algo inédito na linha.

E agora, o VW Voyage 2023, que já havia recebido novos itens de segurança obrigatórios no Brasil, ganhou o quase automático aumento de preços.

Voyage 2023 – detalhes e novidades

Assim como o Gol, o Voyage recebeu uma nova composição em seus pacotes opcionais. A VW decidiu agrupar o pacote Interatividade Composition Touch no kit Urban, criando um opcional mais completo por R$ 8.410.

Além disso, o modelo segue com o kit Interatividade “Media Plus”, que custa R$ 1.490 e agrega um sistema de som mais básico, 4 alto-falantes e 2 tweeters.

Voyage 2023 – versões

  • Volkswagen Voyage 2023 1.0 MT

Voyage 2023 – equipamentos

Volkswagen Voyage 2023 1.0 MT: sai de fábrica com itens como airbags frontais, freios ABS com EBD, cintos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, Isofix, alerta de frenagem de emergência, aviso sonoro de faróis acesos, suporte para celular, banco do motorista com ajuste de altura, vidros dianteiros e travas elétricas, desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, ar-condicionado, banco traseiro rebatível, rodas de aço aro 14 com calotas, entre outros.

OPCIONAIS:

  • Pacote Urban Completo (R$ 8.410): “I-System com Eco-Comfort” (computador de bordo), alto-falantes dianteiros, alças de segurança no teto, chave tipo “canivete” com controle remoto, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, destravamento elétrico da tampa traseira com controle remoto, espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, espelhos retrovisores externos com ajustes elétricos e função tilt-down no lado do passageiro, espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis de neblina, imobilizador, sistema de alarme antifurto, lanternas traseiras escurecidas, pneus 195/55 R15, rodas de liga leve 15″, sensor de estacionamento traseiro, sistema de som touchscreen “Composition Touch” com APP-Connect, travamento elétrico das portas com controle remoto, vidros elétricos dianteiros e traseiros e volante de direção para sistema de airbag.
  • Pacote Interatividade “Media Plus” (R$ 1.490): alto-falantes, na frente, e sistema infotainment “Media Plus” com Bluetooth, MP3 e entradas USB, SD-card e AUX-IN.
  • Rodas de aço de 15 polegadas (R$ 330).

vw gol voyage 2019 NA 47

Voyage 2023 – preços

  • Volkswagen Voyage 2023 1.0 MT – R$ 89.850

Voyage 2023 – motores

Sob o capô, o Volkswagen Voyage 2023 podia exibir motorizações diferentes de acordo com a versão. O modelo mais básico da linha é equipado com o mesmo propulsor das variantes de entrada do up!, Gol e Polo. Trata-se do 1.0 MPI flex de três cilindros e 12 válvulas.

Este motor é fabricado em alumínio e conta com comando duplo variável de válvulas, sistema de refrigeração independente para bloco e cabeçote e sistema de partida E-Flex que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina para partidas a frio com etanol.

São 77 cavalos com gasolina e 84 cv com etanol, a 6.450 rpm, e torque de 9,7 e 10,4 kgfm, respectivamente, a apenas 3.000 rpm. Ele trabalha no Voyage 2023 juntamente com o câmbio manual MQ-200 de cinco marchas.

Já a variante intermediária da linha do Voyage, que saiu de linha, trazia o 1.6 8V MSI flex de quatro cilindros, encontrado também no Gol, Fox, SpaceFox e Saveiro. Ele oferecia 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm, e 15,4 e 15,6 kgfm, respectivamente, a 2.500 rpm, com transmissão manual MQ-200 de cinco velocidades.

A versão topo de linha trazia o 1.6 16V MSI flex de quatro cilindros em combinação com o câmbio automático Aisin AQ160 6F de seis marchas com conversor de torque. Este mesmo aparato estava disponível no Polo 1.6 AT e também no Virtus 1.6 AT, além do Gol 1.6 AT.

O motor traz 16 válvulas, bloco e cabeçote de alumínio, quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas variável na admissão e sistema E-Flex. Neste caso, são 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 15,8 e 16,8 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm.

Voyage 2023 – desempenho

A Volkswagen informa que o novo Voyage 2023 1.0 manual consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e tem velocidade máxima de 170 km/h.

O Voyage 1.6 manual, por sua vez, cumpre a mesma prova de aceleração em 10,5 segundos e alcança velocidade máxima de 186 km/h.

Já o Voyage 1.6 automático, que traz um motor mais potente e forte, alcança os 100 km/h em 10,2 segundos e máxima de 190 km/h.

Voyage 2023 – consumo

Volkswagen Voyage 2023 1.0 MT

  • Consumo cidade – 9,5 km/l com álcool e 13,8 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,9 km/l com álcool e 15,6 km/l com gasolina

Volkswagen Voyage 2022 1.6 MT (fora de linha)

  • Consumo cidade – 7,5 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 9,4 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina

Volkswagen Voyage 2022 1.6 AT (fora de linha)

  • Consumo cidade – 8 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,1 km/l com álcool e 14,3 km/l com gasolina

Voyage 2023 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.0 MPI

Preços 1.6 MSI (fora de linha)

10.000 km

R$ 679,11

R$ 662,68

20.000 km

R$ 758,88

R$ 752,68

30.000 km

R$ 668,88

R$ 662,68

40.000 km

R$ 993,25

R$ 989,87

50.000 km

R$ 668,88

R$ 662,68

60.000 km

R$ 758,88

R$ 752,68

Voyage 2023 – Ficha técnica

Motor

1.0 12V MPI

1.6 8V MSI (fora de linha)

1.6 16V MSI (fora de linha)

Tipo Dianteiro, transversal e flex Dianteiro, transversal e flex Dianteiro, transversal e flex
Número de cilindros 3 em linha 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm³ 999 1.598 1.598
Válvulas 12 8 16
Taxa de compressão 11,5:1 12,1:1 11,5:1
Injeção eletronica de combustível Multiponto Multiponto Multiponto
Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484) Gasolina: 77 cv @ 6.450 rpm / Etanol: 84 cv @ 6.450 rpm Gasolina: 101 cv @ 5.250 rpm / Etanol: 104 cv @ 5.250 rpm Gasolina: 110 cv @ 5.750 rpm / Etanol: 120 cv @ 5.750 rpm
Torque máximo líquido (ABNT NBR 5484) Gasolina: 9,7 kgfm @ 3.000 rpm / Etanol: 10,4 kgfm @ 3.000 rpm Gasolina: 15,4 kgfm @ 2.500 rpm / Etanol: 15,6 kgfm @ 2.500 rpm Gasolina: 15,8 kgfm @ 4.000 rpm / Etanol: 16,8 kgfm @ 4.000 rpm
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Automática de 6 marchas com conversor de torque
Freios
Tipo Disco ventilado / tambor Disco ventilado / tambor Disco ventilado / tambor
Direção
Tipo Hidráulica Hidráulica Hidráulica
Suspensão
Dianteira McPherson, independente com barra estabilizadora McPherson, independente com barra estabilizadora McPherson, independente com barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e pneus
Rodas Aço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadas Aço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadas Aço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadas
Pneus  185/65 R14 ou 195/55 R15  185/65 R14 ou 195/55 R15  185/65 R14 ou 195/55 R15
Dimensões (mm)
Comprimento total 4.213 4.218  4.218
Largura sem retrovisores 1.656 1.656 1.656
Altura 1.463 1.463 1.463
Distancia entre-eixos 2.467 2.466 2.466
Capacidades
Porta-malas (litros) 462 480 480
Tanque (litros) 55 55 55
Carga útil com 5 passageiros mais bagagem (kg) 427 440 440
Peso em ordem de marcha (kg) 1.025 1.029 1.058
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) 0,345 0,317 0,317

Voyage 2023 – Fotos

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.