Volvo tem tecnologia de nome estranho que simula ambientes fictícios para evitar acidentes reais

volvo gaussian splatting
volvo gaussian splatting

A Volvo está desenvolvendo o desenvolvimento de segurança veicular ao utilizar mundos virtuais 3D para testar seus sistemas de proteção em cenários realistas que seriam impossíveis de recriar no mundo real.

No centro dessa inovação está no “Gaussian splatting” (respingo gaussiano), uma tecnologia capaz de gerar ambientes tridimensionais altamente dignos de dados reais.

Essa ferramenta da Volvo permite simular uma variedade de situações, ajustando variações como fluxo de tráfego, presença de pedestres e obstáculos, oferecendo testes mais abrangentes e precisos.

Segundo a Volvo, essa abordagem dá aos engenheiros uma capacidade inédita de expor os sistemas de segurança a cenários extremos e raros, com uma velocidade e escala inatingíveis até então.

Alwin Bakkenes, chefe de engenharia de software global da Volvo Cars, explica: “Já acumulamos milhões de pontos de dados de situações que nunca ocorreram e os utilizamos no desenvolvimento de nosso software”.

volvo ex90 2
volvo ex90 2

Bakkenes, continua: “Com o respingo gaussiano, podemos pegar um caso isolado e multiplicá-lo em milhares de variações para aprimorar e validar nossos modelos. Isso nos permite antecipar eventos críticos antes mesmo que aconteçam no mundo real.”

Essa revolução digital se tornou possível graças à parceria ampliada da Volvo com a NVIDIA, empresa de tecnologia responsável pelo sistema de computação central do Volvo EX90.

Esse sistema realiza impressionantes 250 trilhões de operações por segundo, orquestrando as funções do veículo e alimentando a inteligência artificial de seus sistemas de segurança e condução.

A expectativa da Volvo é que, até o fim da década, o NVIDIA Drive alcance a incrível marca de 1.000 trilhões de operações por segundo, um salto fundamental para a evolução da direção segura.

Hoje, a Volvo entra em uma nova era, onde os testes não se limitam ao que podem ser reproduzidos fisicamente, mas sim ao que a inteligência artificial pode prever, redefinindo o futuro mais promissor da segurança automotiva.


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X