A Volvo encerrará a produção de motores diesel no começo de 2024, acabando assim com uma história de décadas de desenvolvimento e fabricação de motores movidos a óleo combustível.
Em um comunicado, a Volvo Cars diz: “Daqui a alguns meses, o último carro Volvo movido a diesel terá sido construído, tornando a Volvo Cars um dos primeiros fabricantes de automóveis legados a dar este passo”.
Eletrificando-se a passos largos, a Volvo quer reduzir rapidamente a oferta de motores a combustão e o diesel, algvo de pressão da União Europeia nos últimos anos, será incompatível com a estratégia da marca nos próximos anos.
Jim Rowan, CEO da Volvo Cars, observa: “Os motores elétricos são o nosso futuro e são superiores aos motores de combustão interna: geram menos ruído, menos vibração, menos custos de manutenção para os nossos clientes e zero emissões”.
Rowan conclui: “Estamos totalmente focados na criação de um amplo portfólio de carros premium totalmente elétricos que oferecem tudo o que os nossos clientes esperam da Volvo – e são uma parte fundamental da nossa resposta às alterações climáticas.”
Apenas 8,9% das vendas globais da montadora em 2022 foram de carros a diesel e é importante salientar que, aqui no Brasil, a Volvo lançou seu primeiro carro diesel em 2016, hoje cinco anos depois, apenas híbridos e elétricos passaram a ser vendidos.
As regras de emissão mais rigorosas elevam os custos para manter os motores diesel em produção e eletrificar um propulsor a óleo combustível custa muito mais que um a gasolina.
No passado, a demanda por carros diesel era tão grande que a Volvo comprava motores cinco em linha diesel da Audi.
Todavia, o escândalo do Dieselgate da VW em 2015, fez as vendas de carros diesel sair de mais de 50% na Europa na mesma época para 14,1% até julho de 2023.
Apesar de econômico e eficiente, o motor diesel da Volvo será uma relíquia apreciada ainda por muita gente nos próximos anos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!