O Volkswagen Tera nasceu para ser um “SUV popular”. Há algum tempo, falamos sobre esse termo, que poderia ser melhor aplicado no mercado indiano, onde os SUVs subcompactos usam regularmente motor 1.0 aspirado num pacote bem simples.
Por aqui, parece que finalmente isso irá acontecer, segundo a revista Autoesporte. O Tera chegará ao mercado não apenas com o motor 1.0 TSI já esperado, mas também com o 1.0 MPI, o mesmo motor usado nos Polo Track e Robust.
A ideia da VW é baixar preço, seguindo assim o que a Stellantis fez com o Citroën Basalt, que ganhou uma versão 1.0 aspirada. No caso do Tera, essa possível versão MPI entregará, com gasolina, 77 cavalos e 9,6 kgfm com gasolina.
Mas, quando abastecido com etanol, ele chegará a 84 cavalos e 10,4 kgfm, sempre com transmissão manual de cinco marchas. Com isso, o Tera MPI deverá ser vendido abaixo de R$ 100.000.
A publicação diz ainda que todas as versões terão faróis de LED e essa variante oferecerá rodas de aço com calotas, reduzindo assim o custo para a montadora, que planeja produzir um alto volume do crossover.
Por seu pacote mais básico, o Tera MPI poderá ter, além de rodas de aço aro 15 polegadas com pneus altos, luzes diurnas em LED e cluster analógico, embora um display digital de 8 polegadas simples não seja uma má ideia.
Já a opção de multimídia com tela de 6,5 polegadas e quem sabe uma câmera de ré, acabem sendo oferecidas. Dentro, um acabamento mais simples, com malharia padrão do Polo e painel com um aplique texturizado, completariam o ambiente.
Sobre o Tera, com porte em torno de 4,10 m de comprimento e 2,56 m de entre eixos, deve apresentar ao mercado, um porta-malas com pelo menos 420 litros, ficando assim 5 litros acima do Nivus.
Com as demais versões sendo TSI, Comfortline e Highline, o Tera deve alcançar até R$ 130 mil, usando o 1.0 TSI com câmbio Tiptronic.
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