Enquanto o Taos continua cumprindo bem seu papel no mercado nacional de SUVs, o Equinox anda um pouco esquecido pelos brasileiros.
Será que ainda vale a pena optar pelo modelo da Chevrolet, que está perto de mudar de geração?
Na disputa abaixo, vamos comparar esses modelos e descobrir qual deles custa mais barato e qual oferece mais equipamentos.
Além disso, vamos detalhar sua motorização, espaço interno e custo de manutenção.
Confira!
Preços bem diferentes
Aqui temos a disputa entre dois SUVs com poucas versões, mas os preços são bem diferentes.
No caso do Taos 2024, a linha começa com a versão Comfortline, que parte de quase R$ 187 mil, e termina na Highline, que custa pouco menos de R$ 211 mil.
Ambas usam o mesmo conjunto mecânico, composto pelo motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm aliado ao câmbio automático de seis marchas. Como você pode ver abaixo, o rival da Chevrolet é bem mais caro.
Veja o preço de cada versão do Taos 2024:
- Taos Comfortline 1.4 TSI – R$ 186.990
- Taos Highline 1.4 TSI – R$ 210.990
Também vendido em duas versões, o Equinox começa com a versão esportiva RS, que sai por quase R$ 226 mil. Debaixo do capô, essa opção usa o motor 1.5 turbo de 172 cv e 27,8 kgfm, com câmbio automático de seis marchas.
A versão mais cara é a Premier, que exige um investimento bem maior e sai por R$ 247,6 mil. A diferença nela é a tração integral, mas o motor e o câmbio são os mesmos.
Vale lembrar que essa geração do Equinox está com os dias contados por aqui, pois até o próximo ano teremos o novo modelo em nosso mercado.
Com isso, o site de promoções da marca já ofertou o modelo com preços entre R$ 190 mil e R$ 220 mil.
Confira quanto custa o Equinox 2024:
- Equinox RS 1.5 Turbo – R$ 225.710
- Equinox Premier 1.5 Turbo AWD – R$ 247.650
VENCEDOR: Taos.
O Taos é mais equipado
Se esses dois SUVs te agradam e você está em dúvida de qual comprar, a diferença de quase R$ 15 mil entre a versão mais cara do VW e a mais barata do Chevrolet pode ser determinante.
Mas o que o Equinox RS (R$ 225.710) tem para custar mais caro que o Taos Highline (R$ 210.990)?
Os dois oferecem 6 airbags, faróis em LED com luz alta adaptativa, sensores dianteiros e traseiros, alerta de ponto cego, assistente de faixa, alerta de colisão, A/C dual zone com saída traseira, assistente de estacionamento, sensor de chuva, bancos em couro com ajuste elétrico (motorista) e rodas aro 19.
Mas enquanto o Equinox é o único com banco traseiro reclinável, GPS, Wi-Fi e lanterna de neblina, o Volkswagen tem ACC, banco do motorista com aquecimento, start/stop, indicador de fadiga, frenagem automática em manobras, paddle-shifts, multimídia maior e carregador por indução.
Ou seja, você recebe um carro bem mais equipado e ainda paga menos por isso.
VENCEDOR: Taos.
Desempenho quase igual, consumo bem diferente
Sem mudança na motorização entre suas versões, o Taos vem sempre com o conhecido 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas. Ele chega aos 100 km/h em 9,3 segundos e atinge 194 km/h de máxima.
Já o Equinox é um pouco mais rápido graças ao motor 1.5 turbo de 172 cv e 27,8 kgfm, também com câmbio automático de 6 marchas.
Suas duas versões chegam aos 100 km/h em 9,2 segundos, com máxima de 199 km/h na versão com tração dianteira e 196 km/h na opção com tração integral.
Por falar nisso, muitos fãs da marca reclamaram da saída do motor 2.0 de 262 cv e 37 kgfm, que levava o grandalhão até os 100 km/h em 7,6 segundos. Quem sabe a marca não volta com esse conjunto?
Mas voltando a falar do que temos atualmente, o modelo da Chevrolet gasta mais combustível. Movido apenas a gasolina, ele não passa de 11,5 km/l na estrada, bem abaixo dos 13,1 km/l de seu rival alemão.
O que contribui para isso, e também para a pouca diferença no desempenho, é o fato do Equinox ser mais pesado. Enquanto o Taos fica nos 1.420 kg, o Chevrolet chega a 1.675 kg na versão AWD.
Consumo | Taos | Equinox RS | Equinox Premier |
Cidade – etanol | 7,6 | ||
Cidade – gasolina | 11,1 | 9,3 | 9,0 |
Estrada – etanol | 9,1 | ||
Estrada – gasolina | 13,1 | 11,5 | 10,8 |
VENCEDOR: Empate.
O maior não é mais espaçoso
O Equinox é um carro maior que o Taos, algo que todos sabem. Detalhando essas medidas, o Chevrolet ganha no comprimento (4,65 x 4,46), na altura (1,69 x 1,62) e no entre-eixos (2,72 x 2,68), empatando apenas na largura, ambos com 1,84 m.
Mesmo assim, o espaço interno para os ocupantes traseiros é generoso nos dois carros, o que mostra que os centímetros extras do Equinox não fazem tanta diferença.
Além disso, nos dois você encontra saídas traseiras de ar e entradas USB (tipo A no Chevrolet e tipo C no VW). O Equinox ainda tem uma tomada 12V.
Se por dentro o espaço é muito parecido, no porta-malas a história é outra: o Taos é bem melhor que seus rivais e acomoda 498 litros, enquanto o Equinox carrega 468 litros.
Os dois compartimentos são excelentes, mas o VW surpreende nesse quesito.
VENCEDOR: Taos.
Revisões mais baratas no Volkswagen
Seguindo a tendência do mercado, as duas marcas oferecem 3 anos de garantia para seus modelos.
Essa cobertura exige revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, e é exatamente nesse programa de manutenção que entra a vantagem do Taos.
A Volkswagen colocou as duas versões do SUV em seu programa Revisão de Série, eliminando o custo das três primeiras paradas na concessionária. Isso derruba o custo total até os 60.000 km para apenas R$ 3,3 mil.
Do outro lado, a Chevrolet cobra normalmente por todas as revisões, sendo que três delas estão acima dos R$ 1 mil.
Levando em conta o mesmo período de 60.000 km, o custo total chega perto dos R$ 5,6 mil.
Revisões | Taos | Equinox |
10.000 km | (gratuita) | R$ 600,00 |
20.000 km | (gratuita) | R$ 1.028,00 |
30.000 km | (gratuita) | R$ 816,00 |
40.000 km | R$ 1.721,75 | R$ 1.324,00 |
50.000 km | R$ 761,74 | R$ 788,00 |
60.000 km | R$ 856,54 | R$ 1.028,00 |
TOTAL | R$ 3.340,03 | R$ 5.584,00 |
VENCEDOR: Taos.
O Equinox vende menos
Sem a pretensão de vender tanto quanto seus irmãos compactos, esses dois SUVs estão longe da liderança no segmento. Mesmo assim, o resultado do Taos entre janeiro e abril de 2024 não foi ruim.
Nesse período, foram 3.887 unidades comercializadas e a 19ª colocação assegurada. Ainda que ele esteja bem longe do Compass (15.550), o alemão aparece acima de outros rivais, como o Territory (1.614).
Mas quem está longe mesmo de qualquer disputa é o Equinox, que espera ansiosamente sua nova geração.
No mesmo período, o modelo da Chevrolet emplacou apenas 847 unidades, vendendo menos de que diversos modelos mais caros e garantindo apenas a 30ª posição entre os SUVs.
VENCEDOR: Taos.
Conclusão
A Chevrolet realmente precisa mudar algo no Equinox, como pretende fazer no próximo ano, para voltar a brigar de igual para igual.
Na disputa com o Taos, por exemplo, o Equinox não conseguiu vencer em nenhuma categoria.
Enquanto isso, o Taos oferece preços mais chamativos, uma lista de equipamentos mais generosa, porta-malas maior (e o mesmo espaço interno do Equinox), revisões mais baratas e ainda vende mais por aqui.
O único empate veio no quesito motorização, onde o Equinox anda um pouco mais e o Taos consome menos.
Fichas técnicas
Taos |
Equinox |
|
Preço | R$ 186.990 a R$ 210.990 | R$ 225.710 a R$ 247.650 |
Motor | 1.4 turbo | 1.5 turbo |
Potência e torque | 150 cv e 25,5 kgfm | 172 cv e 27,8 kgfm |
Câmbio | Automático de 6 marchas | Automático de 6 marchas |
Aceleração e velocidade máxima | 9,3s e 194 km/h | 9,2s e 199 km/h |
Consumo cidade | 7,6 km/l (E) e 11,1 km/l (G) | 9,3 km/l (FWD) ou 9 km/l (AWD) |
Consumo estrada | 9,1 km/l (E) e 13,1 km/l (G) | 11,5 km/l (FWD) ou 10,8 km/l (AWD) |
Rodas e pneus | 215/55 R18 ou 235/45 R19 | 235/50 R19 |
Medidas | comprimento, 4,46 m; altura, 1,62 m; largura, 1,84 m; entre-eixos, 2,68 m | comprimento, 4,65 m; altura, 1,69 m; largura, 1,84 m; entre-eixos, 2,72 m |
Tanque | 51 litros | 56 ou 59 litros |
Porta-malas | 498 litros | 468 litros |
Peso | 1.420 kg | 1.693 a 1.675 kg |
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!