O Volkswagen Taos é um SUV médio fabricado na Argentina, que tem como rivais os modelos nacionais Toyota Corolla Cross e Jeep Compass, porém, desde seu lançamento, não teve sequer uma versão diferente das opções Comfortline e Highline.
Lançado aqui em 2022, após ter iniciado suas vendas como Tharu na China e com produção também na Rússia e México, o Taos não é um carro que tem volume de vendas como ambos os citados, mas seus 13.826 exemplares até outubro passado indicam que existe uma clientela para ele.
Todavia, na Argentina, o site A Rodar Post, em uma matéria sobre a picape chinesa que tomará o lugar da Amarok, citando uma fonte interna da montadora, revelou que a fábrica de General Pacheco perderá a linha de montagem do Taos.
A informação do fim da atualização de meia vida e da produção de um carro chinês já havia sido divulgada, mas, segundo a reportagem, o fim do Taos estava programado para algo entre agosto e setembro de 2025.
No momento, acredita-se que possa ser prorrogado o fim do Taos até o final do próximo ano. O encerramento do SUV médio marcaria a transição para um sucessor brasileiro e seu irmão cupê, que seriam os modelos Tayron e Tayron X a partir de 2026.
Estes dois serão feitos na Anchieta, enquanto General Pacheco ficará somente com uma linha de montagem da nova picape derivada do Maxus T90.
O impacto nos empregos será grande no país vizinho, mas o chamado Projeto Patagônia sustentaria aparentemente a operação local com 70.000 unidades ao ano.
Feito sobre a plataforma modular MQB, o Taos tem motor 1.4 TSI Flex feito em São Carlos, entregando 150 cavalos e 25,5 kgfm, além de câmbio automático Tiptronic de seis marchas.
Anteriormente, a informação partiu de uma circular da montadora para os fornecedores, indicando que a reestilização do produto não seria mais executada.
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