Depois de muita espera, finalmente recebemos o T-Cross 2025.
O modelo recebeu um visual mais próximo do que é visto em mercados europeus, mudou seus equipamentos e ainda melhorou o nível de acabamento.
As novidades afetaram quase toda a linha, com exceção da versão de entrada Sense, que receberá algumas mudanças em outro momento.
De qualquer forma, o SUV ficou muito mais competitivo para enfrentar esse segmento tão difícil.
Veja todas as novidades do T-Cross 2025!
Não mexa em time que está ganhando
A linha do modelo da Volkswagen não sofreu alterações nas versões, mantendo as mesmas configurações que já conhecemos. Como dito no começo da matéria, a versão Sense é a única que continua na linha 2024, mas em breve isso deve mudar.
Confira:
- T-Cross Sense 200 TSI 2024
- T-Cross 200 TSI 2025
- T-Cross Comfortline 200 TSI 2025
- T-Cross Highline 250 TSI 2025
Cores disponíveis: Preto Ninja (sólida, sem custos adicionais); Branco Puro (sólida, R$ 900); Prata Pyrit, Azul Norway e Cinza Platinum (metálicas, R$ 1.750); Vermelho Sunset (especial, R$ 1.750).
Obs.: a versão Highline ainda tem a opção de teto preto com algumas dessas cores, enquanto a opção Sense é vendida apenas nas cores branco, preto e prata.
Qual versão é mais equipada?
T-Cross Sense 200 TSI 2024 – motor 1.0 turbo de 116/128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas.
SEGURANÇA: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina) com desativação dos dianteiros, alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros, cinto de segurança automático de três pontos para o banco traseiro central e laterais, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio do diferencial (EDS), Isofix e Top tether, assistente para partida em subidas (HHC), sensores de estacionamento traseiros e sistema de alarme antifurto com comando remoto e preparação para monitoramento interno.
CONFORTO E TECNOLOGIA: ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, alto falantes (4), banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo com display multifuncional, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, direção elétrica, espelhos retrovisores elétricos com função “Tilt down” no lado direito, faróis duplos com função “Coming & Leaving home ” e luz de condução diurna, regulagem do facho do farol, start/stop, temporizador do limpador do para-brisa, com sensor de luz, travamento elétrico e remoto das portas, porta malas e tampa de combustível, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros e volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade.
INTERIOR: banco traseiro com apoios de cabeça e encosto rebatível bipartido, iluminação no porta-malas, luzes de leitura dianteira e traseiras, para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro, revestimentos dos bancos em tecido e tomada 12V no console central.
VISUAL: antena no teto, espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, lanternas parcialmente em LED, luzes indicadoras de direção integradas nos retrovisores, parachoques dianteiro e traseiro na cor do veículo, rodas de aço de 16 polegadas com supercalotas e pneus 205/60 R16, preparação para farol de neblina e rack de teto longitudinal na cor preta.
OPCIONAL:
- Pacote Plus (R$ 100) – câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e sistema de som touchscreen “Composition Touch” com APP-Connect.
T-Cross 200 TSI 2025 – motor 1.0 turbo de 116/128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + ACC (controle adaptativo de velocidade e distância), AEB (frenagem autônoma de emergência), descanso de braço dianteiro central com porta-objetos, faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, iluminação da placa de licença em tecnologia LED, logotipo “TSI”, luz de neblina traseira unilateral, luz de marcha à ré ambos os lados, painel de instrumentos digital de 8 polegadas, reconhecimento de pedestres, Revisão de Série (3 primeiras revisões grátis), rodas de liga leve de 16 polegadas, sistema de controle da perda de pressão de pneus e de frenagem automática pós-colisão, sistema detector de fadiga do motorista, central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas e APP-Connect, tomadas USB tipo C dianteira e Wired & Wireless App-Connect com antena GPS somente para App-Connect.
OPCIONAL:
- Pacote Interactive IV (R$ 2.000) – câmera de ré, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt-down no lado direito, rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 205/55 R17 de baixa resistência a rolagem e sensores de estacionamento dianteiros.
T-Cross Comfortline 200 TSI 2025 – motor 1.0 turbo de 116/128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + apoio lombar manual (motorista), ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen, câmera de ré, carregamento de celular por indução, função ECO, iluminação ambiente, lâmpada na área dos pés na frente, manopla da alavanca de câmbio em couro, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 205/55 R17 de baixa resistência à rolagem, revestimento da porta e lateral com inserto em tecido e apoia braço em vinil, revestimentos dos bancos em couro sintético, seleção do perfil de condução, sensores de estacionamento dianteiros, chave presencial, botão de partida e tapetes adicionais em carpete (4).
OPCIONAIS:
- Pacote Design View (R$ 2.990) – colunas e teto escurecidos e bancos em couro.
- Sky View II (R$ 7.360) – teto solar panorâmico, espelho retrovisor interno antiofuscante automático, luzes de leitura na frente (2) e sensor de chuva.
T-Cross Highline 250 TSI 2024 – motor 1.4 turbo de 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + espelho retrovisor interno eletrocrômico e sensor de chuva.
OPCIONAIS:
- Pacote Dark (R$ 2.600) – badge lateral, nome T-Cross e logo 250 TSI escurecidos, pneus Seal Inside, rack de teto longitudinal na cor preta, retrovisores pintados na cor preto ninja, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas escurecidas e teto pintado na cor Preto Ninja.
- Pacote Sky View (R$ 7.360) – teto solar panorâmico e luzes de leitura na frente (2).
- Pacote ADAS (R$ 3.490) – assistente ativo de mudança de faixa, assistente de estacionamento, câmera multifunções e sensor de ponto cego com assistente de saída de vaga.
Os preços continuam salgados
A boa notícia é que o T-Cross 2025 chegou sem alterar os preços anteriores, mas a má notícia é que esses valores já estavam bem acima do esperado. Colocando de lado a versão de entrada, o novo SUV parte de R$ 143 mil e chega a R$ 176 mil.
Confira:
- T-Cross Sense 200 TSI 2024 – R$ 119.890
- T-Cross 200 TSI 2025 – R$ 142.990
- T-Cross Comfortline 200 TSI 2025 – R$ 160.990
- T-Cross Highline 250 TSI 2025 – R$ 175.990
Eficiência de sobra na parte mecânica
Se o mercado brasileiro pedia por algumas mudanças no T-Cross, como atualizar seu visual e melhorar o acabamento, o que ninguém reclamava era da parte mecânica. Por isso, a Volkswagen deixou tudo como estava.
Isso significa que o SUV começa com o conhecido motor 1.0 TSI, que é transversal, conta com injeção direta e tem 3 cilindros e 12 válvulas. Com ele, o alemão entrega 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, a 5.500 rpm, além de 20,4 kgfm de torque, entre 2.000 e 3.500 rotações por minuto.
Esse motor continua sendo um dos melhores no segmento, aparecendo também em outros carros da marca. É um conjunto esperto na cidade e que ainda tem fôlego de sobra na estrada, dando a eficiência que você precisa em todas as situações.
Acima dele, e reservado apenas para a versão mais cara Highline, o T-Cross 2025 ainda tem o propulsor 1.4 TSI. Ele também é transversal e conta com injeção direta, mas aqui são 4 cilindros e 16 válvulas.
Os números melhoram bastante, entregando 150 cv a 4.500 rpm e 25,5 kgfm de torque a 1.500 rpm, seja com gasolina ou etanol. Assim como o motor acima, o câmbio automático tem 6 marchas e a tração é dianteira.
Ótimo desempenho…
Sem mudanças na parte mecânica, o T-Cross 2025 continua com o mesmo desempenho do modelo anterior. E isso é uma boa notícia, pois o SUV está entre os melhores nesse quesito.
Veja como anda cada versão, com seu tempo de aceleração até os 100 km/h e velocidade máxima:
- T-Cross 1.0 TSI AT – 10,1 segundos e 187 km/h (Sense)
- T-Cross 1.0 TSI AT – 10 segundos e 192 km/h (200 TSI e Comfortline)
- T-Cross 1.4 TSI AT – 8,6 segundos e 202 km/h (Highline)
…e consumo dentro do esperado
A eficiência dos motores turbinados da VW também é vista no consumo urbano e rodoviário do T-Cross 2025.
Nas medições do Inmetro, o SUV recebeu nota B dentro da categoria e avaliação C no geral, o que fica dentro do esperado.
Veja os números de cada motor:
CONSUMO CIDADE
- T-Cross 1.0 TSI AT – 8,2 km/l com etanol e 11,9 km/l com gasolina
- T-Cross 1.4 TSI AT – 8,1 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina
CONSUMO ESTRADA
- T-Cross 1.0 TSI AT – 10,1 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina
- T-Cross 1.4 TSI AT – 9,8 km/l com etanol e 14 km/l com gasolina
VW muda programa Revisão de Série
Nas linhas anteriores, o T-Cross Highline tinha a grande vantagem do programa Revisão de Série, que elimina o custo das 3 primeiras revisões.
Mas agora a situação se inverteu: as versões 200 TSI e Comfortline é que recebem esse benefício, enquanto a topo de linha cobra por todas as paradas.
A VW não divulgou nada sobre o assunto, mas fica claro que ela está mirando as versões mais vendidas. Com esse plano, essas configurações ficam ainda mais interessantes no segmento.
Veja os valores detalhados:
Revisão | Custo | Custo |
Quilometragem | T-Cross 1.0 TSI | T-Cross 1.4 TSI |
10.000 km | (sem custo – Revisão de Série) | R$ 771,46 |
20.000 km | (sem custo – Revisão de Série) | R$ 856,54 |
30.000 km | (sem custo – Revisão de Série) | R$ 761,74 |
40.000 km | R$ 1.596,64 | R$ 1.721,75 |
50.000 km | R$ 761,74 | R$ 761,74 |
60.000 km | R$ 856,54 | R$ 856,54 |
Total | R$ 3.214,92 | R$ 5.729,77 |
Fichas técnicas
Motor | 1.0 TSI | 1.4 TSI |
Tipo | ||
Número de cilindros | 3 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 | 1395 |
Válvulas | 12 | 16 |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 10,5:1 |
Injeção eletrônica | Direta, turbo | Direta, turbo |
Potência máxima | 116/128 cv @ 5.500 rpm (gasolina/etanol) | 150 cv @ 4.500 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 20,4 kgfm @ 2.000 rpm (gasolina/etanol) | 25,5 kgfm @ 1.500 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | ||
Tipo | Automática de 6 marchas | Automática de 6 marchas |
Tração | ||
Tipo | Dianteira | Dianteira |
Direção | ||
Tipo | Elétrica | Elétrica |
Freios | ||
Tipo | Discos ventilados (dianteiros) e discos sólidos (traseiros) | Discos ventilados (dianteiros) e discos sólidos (traseiros) |
Suspensão | ||
Dianteira | McPherson | McPherson |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Aço ou liga leve aro 16 polegadas | Liga leve aro 17 polegadas |
Pneus | 205/60 R16 | 205/55 R17 |
Dimensões | ||
Comprimento (mm) | 4.199 | 4.199 |
Largura (mm) | 1.760 | 1.760 |
Altura (mm) | 1.568 | 1.570 |
Entre eixos (mm) | 2.651 | 2.651 |
Capacidades | ||
Porta-malas (L) | 373 | 373 |
Tanque de combustível (L) | 52 | 52 |
Carga (Kg) | 458 | 448 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.252 a 1.292 | 1.292 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,36 | 0,36 |
Fotos
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