Impulsionadas pela cidade de São Paulo, as vendas de ônibus elétricos estão crescendo no mercado brasileiro e vários fabricantes de caminhões e ônibus apostam nesse segmento, entre eles a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO).
O e-Volksbus será lançado no segundo semestre e será o segundo ônibus elétrico da VWCO, que promete uma gama de veículos de 9 m a 23 m de comprimento, tendo começado nesse segmento em 2021 com o e-Delivery, um micro-ônibus.
A VWCO havia desenvolvido um ônibus de tipo padron com propulsão híbrida, usando o motor EA211 1.4 TSI Flex, funcionando como gerador para baterias e um motor elétrico, porém, esse tipo de ônibus já não atende mais ao mercado.
Assim, agora o e-Volksbus é a nova aposta em tamanhos que vão de micro-ônibus até um super articulado, com os testes começando no ano passado e um deles é um protótipo de 22 toneladas com baterias de até 250 km.
O veículo da VWCO terá sistema de carregamento noturno, frenagem regenerativa e proteção contra inundação, item importantíssimo em cidades como a própria capital paulista.
Na montadora de Resende, interior do Rio de Janeiro, os trabalhos estão acelerados, pois a VWCO corre contra o tempo para participar de duas licitações para ônibus elétricos em São Paulo e Curitiba ainda este ano.
Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO, comentou: “Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024″.
Com isso, a VWCO poderá entregar seu produto pronto para a avaliação das administrações municipais das duas capitais, que estão focando no transporte urbano de propulsão elétrica no lugar de ônibus diesel, com cotas cada vez maiores para este tipo de veículo elétrico.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!