A Volkswagen está em crise e os chineses estão cada vez mais presentes no cenário mundial, com a Alemanha a sofrer a pressão de fabricantes do país asiático.
No caso da montadora alemã, duas fábricas estariam na mira dos chineses, sendo elas Dresden com sua fábrica transparente e Osnabruck, a antiga fábrica da Karmann.
Todavia, essas duas plantas da VW estão programadas para desligamento, mas os sindicatos alemães não querem e uma saída pode ser a VW ampliar sua parceria com os chineses.
Segundo a revista alemã Manager Magazin, a Volkswagen pode se associar com um fabricante chinês para este produzir na Alemanha.
A ideia seria a mesma tomada pela Stellantis, que se associou com a Leapmotor e produzirá na Polônia o modelo T03.
O mesmo seria estabelecido pela Volkswagen com um fabricante chinês em uma joint-venture para contra-atacar outras marcas chinesas no mercado europeu.
A montadora poderia ceder uma de suas fábricas para produção conjunta de carros elétricos chineses que poderiam assim entrar nos mercados da Europa sem pagar a sobretaxa imposta por Bruxelas.
A revista fala da fábrica de Emden, onde são feitos os modelos ID.4 e ID.7, mas estas duas plantas que serão fechadas parecem melhores locais para um empreendimento como esse.
Sobre a marca, a VW tem na SAIC sua sócia chinesa mais antiga e ela tem algumas marcas que estão presentes ou chegando ao mercado europeu.
A mais notória delas é a MG ou Morris Garages, que vem fazendo sucesso no continente, sendo ela a mais importante, que poderia usar a Alemanha como uma base produtora sólida.
Outra é a IM Motors, que chegou recentemente aos mercados da União Europeia com carros estilosos e bem sofisticados, que poderiam dar à VW mais expertise na produção deste tipo de veículo.
Caso isso ocorra na Europa, não seria difícil pensar em algo estendido para a América Latina, incluindo o mercado brasileiro.
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