Volkswagen Nivus Highline: Caro, com melhorias visíveis, interior superior e um LED na grade dianteira que não agrada a todos

Nivus Highline (2)

O Nivus 2025 só está disponível no catálogo da VW em duas opções, o Comfortline, mais básico, e o Highline, mais completo, ambos com mesmo powertrain.

Com uma diferença de pouco menos de R$ 20.000,00 entre eles, a versão completa tem alguns mimos a mais.

Avaliamos uma unidade da versão de topo e trouxemos os detalhes para você.

Partindo de R$ 157.490,00, o Nivus Highline vem de série com:

Controle Adaptativo de Velocidade e Distância (ACC), Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Alerta de Frenagem de Emergência (ESS), sistema Keyless com alarme anti-furto e comando remoto, airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina), seis alto-falantes, ar-condicionado digital “Climatronic”, câmera de ré, carregamento de celular por indução, coluna de direção ajustável, controles de estabilidade (ESC) e tração (ASR), direção elétrica, faróis e lanternas em LED, assistente de partida em subidas (HHC), painel digital de 10,25″, rodas aro 17” escurecidas, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento, sistema “Kessy” de acesso e partida sem chave, sistema “Start & Stop”, reconhecimento de cansaço, som touchscreen “VW Play Connect”, volante multifuncional em couro com “shift-paddles” e mais.

Bom motor já não é mais diferencial

Nivus Highline (1)

O motor que equipa o Nivus Highline já é velho conhecido, 1.0 turbo, o 200 TSI, de 3 cilindros, injeção direta de combustível e 12 válvulas.

Ele apresenta 128 cv e 20,4 kgfm de torque no etanol, 116 cv e os mesmos 20,4 kgfm de torque na gasolina.

Pesando 1238 kg, o Crossover acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 s e tem velocidade máxima de 189 km/h, com o câmbio automático Tiptronic de 6 velocidades.

O motor, que já foi trunfo da VW, possui rivais de peso no mercado, como o 1.0 turbo da Fiat.

O Pulse conta com o motor Turbo de três cilindros em algumas versões e faz 0 a 100 km/h em cerca de 9,4s, com velocidade máxima de 189 km/h.

O Basalt entrega um 0 a 100 km/h na casa dos 9,2s e tem velocidade máxima de 194 km/h. O Creta faz de 0 a 100 km/h em 11,5 s e atinge uma velocidade máxima de 180 km/h.

Kicks tem o 0 a 100 km/h feito na casa dos 11,8 segundos, com velocidade máxima de 175 km/h. O Peugeot 2008 tem aceleração de 0 a 100 km/h feita em 10,1s, com velocidade máxima de 194 km/h.

O Tracker 1.0 turbo tem o 0 a 100 km/h em 10,9s e velocidade máxima de 177 km/h. Fastback faz o 0 a 100 km/h em 9,4 com final de 193 km/h.

O consumo do Nivus fica na casa dos 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada rodando com etanol e 12 km/l na cidade e 14 km/l na estrada rodando na gasolina.

Pulse no etanol, faz na casa dos 8,4 km/l na cidade e 10,2 km/l em rodovia, já na gasolina são 12,1 km/l na cidade e 14,4 km/l em rodovia.

O consumo de Basalt é de 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na rodovia, rodando com etanol, enquanto na gasolina faz 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na rodovia.

O 2008 faz 8,6 km/l na cidade e 9,8 km/l na rodovia, com etanol, enquanto na gasolina faz 12,3 km/l e 13,7 km/l, respectivamente.

O Nissan Kicks faz com etanol 7,8 km/l na cidade e 9,5 km/l na rodovia, já na gasolina são 11,4 km/l na cidade e 13,8 km/l na rodovia.

Creta, rodando com etanol, faz 8,3 km/l na cidade e 9,1 km/l na rodovia, enquanto na gasolina são 11,9 km/l e 12,6 km/l, respectivamente.

VW atualizou o que já era bom, com uma exceção

Gosto é muito particular, isso todos sabemos, mas o design do Nivus é um dos mais aceitos do segmento. Há quem prefira o T-Cross, mais quadradão, mas é raro ouvir um comentário de que o Nivus é feio.

Nivus Highline (5)

Na atualização, os faróis dianteiros já tomam destaque, mais modernos, casam muito bem com a proposta do carro, que é mais arrojada.

Nivus Highline (6)

A grade superior tem um filete de LED, para delírio de uma parcela do mercado.

O item que vem ganhando destaque no mercado particularmente não me agrada, mas como estamos em época de natal, as luzes são sempre bem-vindas.

Apesar do filete, a grade é bonita e discreta, com detalhes em preto brilhante.

Mais abaixo, a grade inferior, também em preto brilhante, é grande e traz um aspecto agressivo bem interessante para a dianteira.

Assim como a grade, o rebaixo e acabamento que abrigam os faróis de neblina nas extremidades do para-choque dão um aspecto arrojado para o SUV.

O capô mantém as linhas do modelo 2024.

A porção inferior do para-choque tem um acabamento claro, trazendo um diferencial interessante para o plástico preto.

Logo embaixo, ele aparece, contornando toda a região inferior do carro, inclusive a caixa de roda.

Nivus Highline (2)

Na porção inferior da lateral, há outro acabamento em plástico claro, interessante, mas ainda gostaria de ver um Nivus sem esses acabamentos e com toda a carroceria pintada na mesma cor.

Na divisão entre os para-lamas e as portas, há o badge da versão “Highline”.

Os retrovisores e maçanetas são pintados na cor do veículo.

Os racks superiores também são claros, trazendo menos impacto visual do que um rack preto.

Nivus Highline (4)

As rodas de aro 17” com fundo preto e face diamantada casam bem o desenho e a medida com a proposta do carro, nem muito esportivas, nem muito conservadoras.

Nivus Highline (8)

O formato do teto se manteve, ele que é o charme do modelo (apesar de já não ser tão exclusivo, ainda é um diferencial).

Nivus Highline (9)

As lanternas na traseira são unificadas por um acabamento generoso e predominantemente escuro, com um filete de luz vermelha.

No meio do acabamento está o logo da VW cromado.

Nivus Highline (11)

Na região central inferior da tampa do porta-malas está o modelo “Nivus” e na direita a motorização “200 TSI”.

Mais pra baixo, o para-choque é preto e tem um acabamento claro, assim como na dianteira.

Os refletores também imitam a dianteira, sendo abrigados em um rebaixo nas extremidades do para-choque.

Por dentro, melhoria visual notável

Nivus Highline (14)

Apesar de ainda não ser uma referência em qualidade dos materiais de construção do interior e abusar do plástico, o Nivus melhorou visualmente o seu interior.

Nivus Highline (17)

Nas forrações de porta, apesar de muito plástico, há apliques de couro e acabamentos texturizados, como na borda da maçaneta interna, imitando uma fibra de carbono ou algo do tipo.

Nivus Highline (18)

Os bancos são bonitos, com costuras marcadas, couro e esse mesmo padrão de fibra nas abas, eles não têm nenhuma pegada esportiva, tendo um aspecto mais contido, a regulagem infelizmente continua mecânica.

Nivus Highline (19)

O volante, já velho conhecido, é bonito e não parece ter sofrido grandes atualizações.

O mesmo vale para o cluster digital, que integra as funções do veículo e é personalizável.

Nivus Highline (20)

O mesmo acabamento dos bancos da forração se replica para o painel, trazendo um grau de sofisticação visual para o conjunto.

A Multimídia é grande e é totalmente encaixada no painel, um dos poucos conjuntos que consegue fazer isso, sem trazer as terríveis “telas flutuantes”.

Ela é envolta por um acabamento preto brilhante.

Nivus Highline (24)

O console central é bem simples, assim como a manopla de câmbio, ele merecia um carinho a mais.

Nivus Highline (13)

Na segunda fileira, o padrão de acabamento se mantém, com pouca queda de qualidade restrita às forrações de porta.

Nivus Highline (15)

O espaço para as pernas é bom e o teto não incomoda pessoas de estatura de média para grande, mesmo com seu perfil mais baixo.

Nivus Highline (12)

O porta-malas é espaçoso para o segmento.

Caro, pela motorização e acabamento

O Nivus é caro, considerando que um Basalt tem desempenho quase idêntico por R$ 112.990,00, o Pulse Abarth tem desempenho muito superior por R$ 152.990,00 e o 2008 tem desempenho similar e acabamento superior por R$ 149.990,00, apesar da falta do airbag traseiro.

A motorização 250 TSI faria bem à versão Highline do Nivus, destacando-o da concorrência, ou talvez ainda um interior mais refinado, pois atualmente o Nivus não tem grandes diferenciais frente à concorrência, além da preferência pela marca.

O Nivus foi o décimo primeiro carro mais emplacado até novembro de 2024, com 51.357 unidades.

Dentre os SUVs, ficou na quinta posição, atrás de Kicks, Tracker, Creta e T-Cross.

Com a atualização, seus números de venda podem crescer, e com a chegada da versão GTS talvez até ultrapasse algum concorrente, dependendo do preço.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 69% (317 pessoas), indicou que o NA carrega bem rápido.

Agora, queremos saber: Por quais meios você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.