
A Volkswagen encontrou uma oportunidade de ouro para alavancar as vendas do ID.4 no momento em que a Tesla enfrenta protestos nos Estados Unidos e na Europa.
Em janeiro, o SUV elétrico da montadora alemã se tornou o EV mais vendido no mercado europeu e surpreendeu ao conquistar a terceira posição nos Estados Unidos, um feito inesperado para um modelo que não teve um início promissor.
Quando chegou ao mercado, o ID.4 decepcionou com recursos abaixo das expectativas e uma série de problemas de software que o tornaram menos atraente do que concorrentes como o Tesla Model Y.
No entanto, após uma série de atualizações, o modelo foi refinado e se tornou uma opção mais competitiva, atraindo um número crescente de consumidores.

Esse ressurgimento aconteceu em um momento estratégico. As polêmicas políticas de Elon Musk levaram a uma onda de protestos contra a Tesla em diversos países, o que fez com que muitos donos vendessem seus veículos e potenciais compradores reconsiderassem a ideia de adquirir um Tesla.
A mudança de geração do Model Y também prejudicou as vendas da marca, pois muitos consumidores optaram por esperar o novo modelo, causando um “Efeito Osborne” no modelo antigo.
A Volkswagen, por outro lado, aproveitou esse vácuo no mercado e viu as vendas do ID.4 dispararem.
De acordo com dados da JATO Dynamics, o ID.4 superou o Tesla Model Y na Europa, com 7.177 unidades vendidas em janeiro, um crescimento impressionante de 195% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Enquanto isso, o Model Y registrou uma queda de 46%, vendendo 6.115 unidades e ficando na segunda posição.
A Tesla também sofreu um grande revés na Alemanha, onde a associação de Musk ao partido de extrema-direita AfD gerou uma forte reação negativa.
O resultado? Apenas 1.277 Teslas vendidos no país em janeiro, uma queda alarmante de 60% em relação ao ano anterior. Os alemães, naturalmente, migraram para a Volkswagen, tornando o ID.4 o EV mais vendido na região.
O sucesso do modelo também refletiu na linha elétrica da marca, com o ID.7 registrando um aumento de 657% nas vendas e o ID.3 crescendo 175%.

Nos Estados Unidos, o ID.4 também ganhou força após um período difícil causado por um problema nas maçanetas que interrompeu sua produção por meses.
Segundo um relatório da Cox Automotive, o SUV da Volkswagen foi o terceiro carro elétrico mais vendido em janeiro, ficando atrás apenas dos Tesla Model Y e Model 3.
A Tesla ainda domina o mercado global de EVs, mas os desafios recentes abriram espaço para concorrentes como a Volkswagen crescerem rapidamente.
Com a instabilidade em torno da marca de Musk e a maturação da linha elétrica alemã, o ID.4 pode ter encontrado o momento certo para finalmente se consolidar como uma alternativa viável ao domínio da Tesla.


Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!