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A ADAC, maior associação de motoristas da Europa com milhões de membros na Alemanha, testou um Volkswagen ID.3 por 100.000 km para comprovar a capacidade de sua bateria depois de longa quilometragem.
Tendo avaliado um VW ID.3 Pro S, que dispõe de bateria de 82 kWh, sendo 77 kWh aproveitáveis de fato, a ADAC percebeu que as células do hatch compacto alemão perdeu 7% da capacidade após 100.000 km rodados.
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Nesse caso, os 93% de carga foram verificados pelos engenheiros do Centro de Testes e Tecnologia da ADAC, em Landsberg am Lech, sendo algo que está dentro dos parâmetros esperados pela equipe.
Como se sabe, a VW – assim como quase todos os fabricantes de carros elétricos – dá garantia de oito anos ou 160.000 km para a bateria, que precisa chegar ao limite da cobertura com pelo menos 70% de carga.
Percorrendo mais da metade da distância limite da cobertura da garantia, o ID.3 foi frequentemente carregado em estações rápidas para a equipe da ADAC atingir a quilometragem o mais breve possível.
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Além disso, contrariando à recomendação, o veículo normalmente ficava pronto para o próximo teste na estação de carregamento com um nível de carga de 100 por cento, às vezes por vários dias, segundo apontou a VW.
Como se sabe, o ideal não é carregar a bateria 100%, segundo especialistas, algo que vale até mesmo para smartphones e notebooks, já que isso reduz a vida útil das células.
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A ADAC examinou oito critérios principais e mais de 300 subcritérios, indo desde tecnologia e segurança até manuseio, facilidade de operação e impacto ambiental.
Além disso, a ADAC recomenda que todas as atualizações de software devem ser sempre instaladas, sendo que no teste, o ID.3 recebeu vários pacotes de atualização, autorizadas pela equipe.
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Recentemente, os modelos ID.4 e ID.5 ganham atualização de ano/modelo e nela, constava um aumento na capacidade de recarga rápida, o que veio também para o ID.3, que agora pode usar estações de 170 kW.
Esse novo software melhorou o consumo de energia em distâncias curtas e temperaturas de inverno de 0 a 5 °C.
A equipe ainda testou o planejador de rotas, que ofereceu duas paradas para carga ultrarrápida ou uma longa com capacidade mais lenta.
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