
O Volkswagen ID.1 será uma proposta da marca alemã para os próximos anos na Europa, mas também no exterior?
A Volkswagen está desenvolvendo o ID.1, um hatchback subcompacto totalmente elétrico que deve substituir o up! e expandir a linha de veículos elétricos acessíveis da marca, visto aqui como ID. Every1.
Baseado na plataforma MEB Light, adaptada para um carro menor e mais eficiente, proporcionando uma boa utilização do espaço interno e uma experiência de condução moderna.

O ID.1 está previsto para chegar ao mercado em 2027 com um preço estimado em torno de R$ 110.000 (aqui, bateria de frente com a BYD), posicionando-se como uma opção acessível dentro da linha elétrica da Volkswagen.
Ele terá um motor elétrico dianteiro com cerca de 95 cavalos, permitindo uma aceleração rápida e uma boa autonomia estimada, além de uma bateria condizente.
Essas especificações visam torná-lo competitivo no segmento de carros urbanos elétricos, combinando desempenho e eficiência. Seu porte de 3,88 m o favorece na Índia, por exemplo. Aqui, ele é maior que o BYD Dolphin Mini.

O design do ID.1 seguirá a identidade visual da Volkswagen, com linhas modernas e um interior funcional, porém, para mercados emergentes, como Brasil, Índia e outros, por exemplo, seria mais rústico.
Para reduzir custos e tornar o modelo mais acessível, a VW estuda substituir a tradicional central multimídia por um suporte para smartphone, mas isso não funciona nos emergentes, onde carro é caro por natureza.
A produção do ID.1 será concentrada na fábrica da Volkswagen na Eslováquia, com um processo eficiente que permitirá um tempo reduzido de montagem. Para ser indiano e brasileiro, precisará de simplificação devido aos custos.

A estratégia da marca é oferecer um veículo elétrico de entrada que seja acessível para um público mais amplo, ajudando a popularizar a eletromobilidade na Europa.
Embora ainda não haja confirmação sobre a chegada do ID.1 ao Brasil, a Volkswagen possui capacidade produtiva local para a fabricação de elétricos, mas isso gera um desafio em custos e demanda.
Se lançado no país, ele pode competir com modelos como o Renault Kwid E-Tech e o BYD Dolphin Mini, reforçando a presença da Volkswagen no mercado de carros elétricos acessíveis.

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