Volkswagen ID.1: subcompacto da marca alemã poderia ir além da Europa? Hatch poderia concorrer com chineses em mercados emergentes

vw id every1 oficial 4
vw id every1 oficial 4

O Volkswagen ID.1 será uma proposta da marca alemã para os próximos anos na Europa, mas também no exterior?

A Volkswagen está desenvolvendo o ID.1, um hatchback subcompacto totalmente elétrico que deve substituir o up ! e expandir a linha de veículos elétricos acessíveis da marca, visto aqui como ID. Every1.

Baseado na plataforma MEB Light, adaptada para um carro menor e mais eficiente, proporcionando uma boa utilização do espaço interno e uma experiência de condução moderna.

vw id every1 oficial 3
vw id every1 oficial 3

O ID.1 está previsto para chegar ao mercado em 2027 com um preço estimado em torno de R$ 110.000 (aqui, bateria de frente com a BYD), posicionando-se como uma opção acessível dentro da linha elétrica da Volkswagen.

Ele terá um motor elétrico dianteiro com cerca de 95 cavalos, permitindo uma aceleração rápida e uma boa autonomia estimada, além de uma bateria condizente.

Essas especificações visam torná-lo competitivo no segmento de carros urbanos elétricos, combinando desempenho e eficiência. Seu porte de 3,88 m o favorece na Índia, por exemplo. Aqui, ele é maior que o BYD Dolphin Mini.

vw id every1 oficial 5
vw id every1 oficial 5

O design do ID.1 seguirá a identidade visual da Volkswagen, com linhas modernas e um interior funcional, porém, para mercados emergentes, como Brasil, Índia e outros, por exemplo, seria mais rústico.

Para reduzir custos e tornar o modelo mais acessível, a VW estuda substituir a tradicional central multimídia por um suporte para smartphone, mas isso não funciona nos emergentes, onde carro é caro por natureza.

A produção do ID.1 será concentrada na fábrica da Volkswagen na Eslováquia, com um processo eficiente que permitirá um tempo reduzido de montagem. Para ser indiano e brasileiro, precisará de simplificação devido aos custos.

vw id every1 oficial 14
vw id every1 oficial 14

A estratégia da marca é oferecer um veículo elétrico de entrada que seja acessível para um público mais amplo, ajudando a popularizar a eletromobilidade na Europa.

Embora ainda não haja confirmação sobre a chegada do ID.1 ao Brasil, a Volkswagen possui capacidade produtiva local para a fabricação de elétricos, mas isso gera um desafio em custos e demanda.

Se lançado no país, ele pode competir com modelos como o Renault Kwid E-Tech e o BYD Dolphin Mini, reforçando a presença da Volkswagen no mercado de carros elétricos acessíveis.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X