A Volkswagen e Xpeng fecharam um acordo em 2023 para desenvolverem carros elétricos para o mercado chinês, quando a empresa alemã comprou 4,99% das ações do fabricante asiático.
Pelo acordo, dois modelos de carros elétricos serão vendidos com a marca Volkswagen na China, mas isso só ocorrerá a partir de 2026, porém, sabe-se agora que um deles será um SUV elétrico, que muitos associam com o Xpeng G9.
Ainda assim, o que se fala é em desenvolvimento de um produto novo com a base da Xpeng, ainda que a VW possa usar alguma tecnologia de sua própria engenharia.
A VW, com a Xpeng, segue o mesmo caminho da Stellantis com a Leapmotor, porém, o acordo da alemã se restringe à China, enquanto o grupo com sede na Holanda quer tornar a chinesa uma marca global.
Ralf Brandstatter, membro do Conselho de Administração do Volkswagen Group na China, disse: “No maior e mais rápido mercado de veículos elétricos do mundo, a velocidade é fundamental”.
Nesse caso, os chineses estão ganhando de lavada, já que estão muito rápidos no desenvolvimento de carros elétricos e tecnologias associadas.
Como as marcas chinesas estão dominando o mercado de seu próprio país e também adentrando a Europa com força, um dos recursos dos grandes fabricantes é comprar participação nelas, se não o controle, para jogar o jogo do concorrente.
A Xpeng, que já teve presença da Xiaomi, investe numa nova arquitetura digital chamada Edward, que será integrada a próxima geração do G9, interessando enormemente à Volkswagen.
Na China, a VW ainda não conseguiu emplacar seus carros elétricos como planejado e mesmo a parceria com a JAC, ainda não conseguiu reverter a ascensão de marcas locais sobre os players estrangeiros, que sempre dominaram o mercado local.
Para piorar, mesmo com o conhecimento adquirido lá, Stellantis e Volkswagen, assim como outras, não conseguem reverter em produtos competitivos na Europa ou nos EUA, que agora sofre com sua primeira rejeição aos elétricos.
Xpeng G9 2024 – Galeria de fotos
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!