
A Volkswagen divulgou um novo teaser do Tera, SUV compacto de entrada que chega em 2 de março no mercado brasileiro. O modelo aparece numa postagem de Ciro Possobom, CEO da montadora na região.
Publicado no LinkedIn, o teaser é um vídeo onde aparece não só o executivo, mas também José Carlos Pavone, o head de design da Volkswagen para as Américas.
Ambos comentaram que dirigiram o carro e Pavone contou um pouco do desafio de conceber a nova proposta da VW, que ficará num segmento que já está ficando bem disputado.
Já visto na Europa quase sem camuflagem, o VW Tera terá em torno de 4,10 m de comprimento com a base de 2,56 m do Polo, porém, sua carroceria não é derivada diretamente do Polo e seus irmãos nacionais.
Ela vem da Skoda e fica bem evidente em suas formas, com o Tera sendo um crossover “avolumado” para passar a ideia de maior espaço interno e porta-malas mais generoso.
No mercado nacional, ele será a porta de entrada da marca para seus “SUVW” e a base mecânica deverá ser composta pelos 1.0 MPI e 1.0 TSI, ambos com transmissão manual, mas no segundo com opção automática.
No 1.0 MPI, com potência de até 84 cavalos, a versão de acesso do Tera concorrerá como o Citroën Basalt e outras propostas que venham a acontecer, embora seja difícil crer em um Pulse 1.0 ou um Kardian 1.0.
Já o 1.0 TSI deve chegar em sua versão mais mansa para o Tera com até 116 cavalos e 16,8 kgfm, com as duas opções de câmbio, mas o compacto poderia ainda ter o 1.0 TSI de até 128 cavalos e 20,4 kgfm.
Com preços que podem começar abaixo de R$ 100 mil, o VW Tera será um produto atrativo num segmento que está crescendo, com expectativa de um bom volume anual.
Assim, o Tera colocará novamente a VW num segmento em que esperou para entrar, ainda que dessa vez não tenha esperado tanto.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!