
A Volkswagen deve se juntar à Rheinmetall para produzir em uma de suas fábricas veículos militares, mas no passado, a montadora contribuiu para a defesa da Alemanha de várias formas e o último veículo usado pelo Bundeswehr, que são forças armadas unificadas alemãs, foi o Iltis.
Ao longo dos anos, a VW construiu sua reputação com automóveis populares no sentido literal da palavra, mas dentre os modelos que marcaram essa trajetória, um veículo de curta produção conquistou um lugar especial na história da marca: o Volkswagen Iltis.
Desenvolvido originalmente para uso militar pelo exército alemão, o Iltis começou a ser produzido em 1978 nas instalações da Audi em Ingolstadt, com uma versão civil lançada no ano seguinte.
Ao todo, pouco mais de 9.000 unidades foram fabricadas, majoritariamente para fins militares.
Embora ostentasse o emblema da Volkswagen, seu desenvolvimento foi liderado pela Audi e tinha raízes no DKW Munga, um utilitário produzido nos anos 1960.

Batizado como Tipo 183, o Iltis foi concebido sob a liderança de Ferdinand Piëch, combinando peças do Munga com componentes do Audi, Golf e Fusca.
Equipado com um motor de 1.741 cm³ e 70 cavalos de potência (75 com combustível premium), trazia transmissão manual de quatro marchas e uma engrenagem extra para terrenos difíceis.
Sua maior inovação, no entanto, era o sistema de tração nas quatro rodas, permitindo alternar entre tração traseira e integral conforme a necessidade.
O ano de 1980 marcou não somente o segundo ano de produção do Iltis, mas também sua impressionante participação no Rally Dakar.
A Volkswagen inscreveu quatro unidades na competição e surpreendeu com sua resistência. Enquanto outros veículos enfrentavam problemas mecânicos, o Iltis se destacou pela confiabilidade. O resultado? Um triunfo absoluto: primeiro, segundo, quarto e nono lugares.
Apesar do sucesso no rali, o alto custo limitou sua viabilidade no mercado civil, mas contribuiu para a engenharia da Audi, que percebeu sua eficiência e desenvolveu um conceito revolucionário de tração integral para automóveis de passeio, surgindo assim o lendário Audi Quattro.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!