Volkswagen comemora os 40 anos da Kombi com tração nas quatro rodas; utilitária inovou com o sistema Syncro

kombi t3 syncro 1
kombi t3 syncro 1

A Volkswagen Kombi foi um modelo de versatilidade que até hoje não foi superado e mesmo após as duas gerações feitas aqui de 1957 até 2013, a marca alemã continuou a inovar com sua herdeira.

Com a terceira geração da Kombi surgindo na Europa, a Volkswagen ainda manteve a motorização a ar, embora diferente daquela usada nas duas gerações anteriores.

Mas, não ficou somente nisso, como sabemos, porém, a marca sentia a necessidade de ter a van com tração nas quatro rodas e isso aconteceu em 1985, ou seja, há 40 anos.

kombi t3 syncro 2 (1)
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Todavia, a ideia de fazer isso veio da experiência de Gustav Mayer, então chefe de desenvolvimento da linha de produtos Transporter, que adaptou um sistema 4×4 na velha Kombi Clipper.

Em 1978, ele chegou a construir cinco protótipos da T2 com tração 4×4, mas a VW esperou a próxima geração e mais alguns anos até dispor de um sistema mais confiável.

Assim, a Kombi Syncro T3 apareceu como algo inovador, com seu motor traseiro e um sistema de acoplamento viscoso que permitia tração integral com variação de torque.

kombi t3 syncro 2
kombi t3 syncro 2

Como a T3 nasceu com um piso plano frontal, graças à suspensão dianteira sem as barras de torção da T2, foi possível adicionar ali um diferencial com seus semieixos, assim como um eixo cardã abaixo do assoalho.

O sistema de tração permanente Syncro foi desenvolvido pela Steyr-Daimler-Puch e não ficou somente na T3, tendo sido usado desde o Golf até o Passat.

kombi t3 syncro 4
kombi t3 syncro 4

Com a embreagem Visco, o Syncro dispensava o diferencial central para variação de torque e isso reduzia manutenção e peso.

Na Kombi T3 Syncro, a transmissão traseira era de quatro velocidades, mas foi adicionada uma quinta marcha muito curta para uso fora de estrada, mas havia opção de bloqueio do diferencial traseiro com indicador no painel.

kombi t3 syncro 5
kombi t3 syncro 5

Mais alta e com ângulos de entrada e saída de 22° e 24°, respectivamente, a Kombi T3 Syncro seguiu seu curso de sucesso com 45.478 unidades feitas.

A VW deu seguimento à Transporter Syncro com a geração T4, vendida no Brasil, passando depois para o 4Motion a partir da T5 e vindo até hoje com essa oferta sempre presente.

Volkswagen Kombi T3 Syncro 1985 – Galeria de fotos


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X