
Se tem uma praia onde a VW surfa as melhores ondas, é a dos motores a combustão, onde realmente está o ganha-pão do fabricante alemão, embora ainda esteja imerso nas águas inseguras da eletrificação.
Na Alemanha, a Volkswagen decidiu aumentar a capacidade de reboque dos modelos Passat (Variant), Tayron e Tiguan com aplicação de novos motores TSI e TDI.
Com a velha ordem ainda em dia com as prestações, a VW ampliou a carga sobre os modelos Tiguan e o Passat 2.0 TSI 4Motion, que agora podem puxar até 2.200 kg.
Já o Tayron 2.0 TSI 4Motion, dependendo de equipamento aprovado para capacidades de reboque, pode puxar até 2.500 kg.

Para conseguir isso, a VW aplicou nos Tiguan e Tayron o EA888 2.0 TSI de 204 cavalos e 32,6 kgfm a 1.400 rpm com uma caixa de dupla embreagem de sete velocidades DSG, além da tração integral.
Isso é acompanhado por um desempenho dinâmico bem acima de 220 km/h para a velocidade máxima e menos de 7,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h.
Na Alemanha, o Tiguan 2.0 TSI 4Motion está disponível a preços a partir de 48.175 euros, enquanto o Tayron sai a partir de 50.770 euros.
Mas, a coisa não fica somente nisso, já que estes modelos podem ser vendidos com um 2.0 TSI mais potente, de 265 cavalos e agora 40,8 kgfm a 1.650 rpm, sendo esse o mesmo propulsor do Golf GTI.

No entanto, os engenheiros da Volkswagen adaptaram especificamente esse motor para uso em modelos maiores, como Tiguan, Tayron e Passat e aumentaram o torque máximo para essas linhas de produtos.
O Golf GTI tem 37,7 kgfm, ou seja, um ganho importante de torque nesse TSI, oferecido no trio citado apenas na versão R-Line.
Nesse caso, o Passat 2.0 R-Line TSI 4Motion, que custa 62.990 euros, acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, com máxima de 250 km/h. O Tiguan R-Line faz o mesmo em 5,9 segundos e com 242 km/h de final, custando 57.995 euros.
O Tayron R-Line 4Motion alcança 240 km/h e chega até 100 km/h em 6,3 segundos, tendo preço de 59.755 euros. Já o motor EA288 2.0 TDI entrega até 193 cavalos, mas não teve os detalhes revelados ainda.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!