Volkswagen anuncia começo da produção do Tera em Taubaté; SUV compacto quer ser o novo best-seller da marca no Brasil

vw tera fabrica taubate
vw tera fabrica taubate

A Volkswagen iniciou a produção do Tera em Taubaté, no interior de São Paulo, com 80% de nacionalização, um índice bastante elevado de itens e componentes nacionais.

Nesse processo, a VW conta com 241 fornecedores, sendo mais de 230 brasileiros, e deve gerar R$ 3,23 bilhões em compras de peças em 2025, o que representa 12% do total de compras da marca no ano.

A VW possui 414 fornecedores no país, e a Tera trouxe quatro novas empresas como fornecedores nesse projeto nacional.

A produção do SUV também gera empregos, com 260 novas vagas diretas na fábrica de Taubaté, 40% ocupadas por mulheres, além de vagas até 2.600 empregos indiretos na cadeia de suprimentos.

O modelo, 100% desenhado, desenvolvido e fabricado no Brasil, faz parte da experiência de 16 lançamentos da VW até 2028, dentro do plano de investimento de R$ 16 bilhões no país.

A fábrica de Taubaté conta atualmente com 2.900 colaboradores e também produz o VW Polo , líder de vendas no Brasil e na América do Sul.

Para receber a produção do SUVW Tera, a fábrica de Taubaté passou por modernizações. Na Estamparia, houve um aumento de 80,6% no número de ferramentas, com a chegada de 158 novas.

A armação recebeu 347 novos robôs, totalizando agora 875, além de novas pistolas de solda e pinças, enquanto a pintura foi adaptada para a tecnologia Bi-tone e agora faz parte de um dos maiores projetos sustentáveis ​​da Volkswagen, com o uso pioneiro de biometano na matriz energética, reduzindo em até 99% as emissões de CO₂.

Já a montagem final incorporou novos equipamentos, aprimorando a automação e os sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance System).

A logística teve um aumento de 51% no volume de peças, movimentando 65 caminhões extras por dia, totalizando agora 345 caminhões diários.

A fábrica de Taubaté, prestes a completar 50 anos, consolida-se como referência em inovação e eficiência. Modelos icônicos como Gol e Polo foram produzidos lá, e agora o Tera se junta a essa tradição.

Posicionado entre o Polo e o Nivus, o VW Tera chega ao mercado neste semestre como um SUV de entrada para fortalecer a presença da Volkswagen no segmento.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X