
A Volkswagen iniciou a produção do Tera em Taubaté, no interior de São Paulo, com 80% de nacionalização, um índice bastante elevado de itens e componentes nacionais.
Nesse processo, a VW conta com 241 fornecedores, sendo mais de 230 brasileiros, e deve gerar R$ 3,23 bilhões em compras de peças em 2025, o que representa 12% do total de compras da marca no ano.
A VW possui 414 fornecedores no país, e a Tera trouxe quatro novas empresas como fornecedores nesse projeto nacional.
A produção do SUV também gera empregos, com 260 novas vagas diretas na fábrica de Taubaté, 40% ocupadas por mulheres, além de vagas até 2.600 empregos indiretos na cadeia de suprimentos.
O modelo, 100% desenhado, desenvolvido e fabricado no Brasil, faz parte da experiência de 16 lançamentos da VW até 2028, dentro do plano de investimento de R$ 16 bilhões no país.
A fábrica de Taubaté conta atualmente com 2.900 colaboradores e também produz o VW Polo, líder de vendas no Brasil e na América do Sul.
Para receber a produção do SUVW Tera, a fábrica de Taubaté passou por modernizações. Na Estamparia, houve um aumento de 80,6% no número de ferramentas, com a chegada de 158 novas.
A armação recebeu 347 novos robôs, totalizando agora 875, além de novas pistolas de solda e pinças, enquanto a pintura foi adaptada para a tecnologia Bi-tone e agora faz parte de um dos maiores projetos sustentáveis da Volkswagen, com o uso pioneiro de biometano na matriz energética, reduzindo em até 99% as emissões de CO₂.
Já a montagem final incorporou novos equipamentos, aprimorando a automação e os sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance System).
A logística teve um aumento de 51% no volume de peças, movimentando 65 caminhões extras por dia, totalizando agora 345 caminhões diários.
A fábrica de Taubaté, prestes a completar 50 anos, consolida-se como referência em inovação e eficiência. Modelos icônicos como Gol e Polo foram produzidos lá, e agora o Tera se junta a essa tradição.
Posicionado entre o Polo e o Nivus, o VW Tera chega ao mercado neste semestre como um SUV de entrada para fortalecer a presença da Volkswagen no segmento.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!