
Ele já está sendo oferecido há algum tempo no mercado internacional e sua base atual é os Emirados Árabes Unidos, porém, para quem pensou que o carro voador chinês EHang era uma proposta bem distante do Brasil, agora saberá que não.
Na Agrishow 2024, que está acontecendo em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o EHang 216 está disponível não só para os curiosos conhecerem de perto um moderno e-VTOL, mas também para ser comprado.
Este “carro voador” chinês é um Passenger Autonomous Aerial Vehicle ou AAV, sendo um veículo projetado para levar qualquer pessoa de um ponto a outro de forma independente do humano a bordo.

No EHang 216 a coisa é simplesmente entrar e deixar que ele o leve até seu destino pré-programado. Sendo um Veículo Elétrico de Decolagem e Pouso Verticais (e-VTOL), o modelo foi desenvolvido para ser prático nos grandes centros, fazendo o trecho intermediário entre as viagens urbanas.
A EHang está oferecendo o modelo 216 no Brasil com preço estimado em US$ 600 mil ou pouco mais de R$ 3 milhões, o valor de uma aeronave particular de luxo.
Estando na Agrishow, logicamente o alvo são os fazendeiros e empresários do setor do agronegócio, que movimenta bilhões de dólares anualmente no país com compras em várias áreas de tecnologia.

No caso do EHang 216, a ideia seria ligar os centros de negócios dos empresários e fazendeiros aos seus campos de aviação ou aeroportos regionais, da mesma forma que também poderia servir bem ao lazer. A navegação aérea é feita por via satélite.
Com 5,73 m de raio dos oito rotores duplos elétricos, além de 1,93 m de altura máxima e peso de 620 kg, o EHang 216 tem velocidade máxima de 130 km/h e autonomia de 30 km, podendo ser recarregado totalmente em apenas 30 minutos.
Levando duas pessoas a bordo, o EHang 216 ainda não foi homologado para voos comerciais na China e nem aqui, mas a legislação da ANAC avança rumo aos e-VTOL para os próximos anos, em especial por conta da EVE e outras empresas do setor.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!