VinFast e Tata Technologies envolvidas em escândalo de condições de trabalho: Engenheiros trancados na fábrica para terminar logo o trabalho

vinfast vf wild 1

Engenheiros da Tata Technologies Limited (TTL), empresa irmã da Jaguar Land Rover, alegam ter enfrentado condições de trabalho extremas em uma fábrica no Vietnã enquanto trabalhavam em veículos elétricos (EVs) para a montadora vietnamita VinFast.

Denúncias incluem relatos de engenheiros trancados na fábrica para acelerar o desenvolvimento de um carro que apresentava falhas críticas de segurança, segundo informações reveladas pelo jornal The Times .

(Anteriormente já publicamos outras denúncias a respeito da VinFast e da Jaguar Land Rover ).

Desenvolvimento “Rápido e Perigoso”

Hazar Denli, ex-engenheiro da TTL, afirmou que os veículos desenvolvidos para a VinFast estavam sendo lançados com testes de segurança insuficientes.

Denli, que trabalhou no Reino Unido testando os protótipos da VinFast, descreveu o processo de desenvolvimento como “apressado” e alegou que os engenheiros foram submetidos a condições extremas para cumprir prazos.

Segundo ele, a pressão para colocar os carros no mercado levou a decisões que comprometiam a segurança dos veículos.

O modelo VF8 da VinFast está atualmente sob revisão da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) nos Estados Unidos, após um acidente fatal na Califórnia envolvendo um desses veículos.

O acidente deixou quatro mortos, com relatos de que o carro perdeu o controle, saiu da estrada, colidiu com um poste e pegou fogo.

Denli e um segundo denunciante relataram incidentes em que engenheiros foram trancados na fábrica para continuar trabalhando.

Durante a pandemia de Covid-19, os lockdowns na fábrica foram justificados por questões de segurança sanitária, mas documentos internos obtidos pelo The Times indicam que essas práticas foram usadas para forçar a produtividade.

Um funcionário da Tata reconheceu em uma reunião corporativa que os lockdowns ocorreram, mencionando que alguns trabalhadores dormiram no local de trabalho.

De acordo com o segundo denunciante, os lockdowns não foram casos isolados. Ele afirmou que era comum que funcionários fossem impedidos de embarcar em voos de retorno ou forçados a voltar à fábrica mesmo em horários inesperados. “Essa era a cultura”, relatou ele.

Denúncias de Falhas de Segurança

Após deixar a TTL, Denli foi contratado pela Jaguar Land Rover, também parte do Grupo Tata.

No entanto, depois de publicar anonimamente no Reddit sobre os problemas do VF8, ele foi identificado pela VinFast, que supostamente pressionou a Jaguar Land Rover a demiti-lo. Denli entrou com uma ação trabalhista alegando demissão injusta.

No Reddit, ele destacou falhas graves no processo de desenvolvimento do VF8, incluindo problemas que comprometiam a segurança do veículo.

Ele alegou que os testes foram “completamente apressados” devido à pressão para que o carro fosse lançado antes da abertura de capital da VinFast na bolsa Nasdaq em agosto de 2023.

O caso levanta preocupações sobre a segurança dos veículos da VinFast, que se expandiu para o mercado dos EUA com grande ambição. Além disso, a ligação do projeto com a Tata Technologies coloca em questão os padrões de trabalho e ética nas subsidiárias do Grupo Tata.

Embora a VinFast e a TTL não tenham comentado diretamente sobre as alegações, a Jaguar Land Rover afirmou que não comenta casos legais em andamento.

O incidente, porém, ressalta os riscos de processos industriais acelerados em um setor tão sensível quanto o automotivo, onde a segurança dos consumidores deveria ser prioridade absoluta.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 66% (326 pessoas), indicou que acessa o NA apenas diretamente pelo site.

Agora, queremos saber: Há quanto tempo você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.