Vendas de EVs explodem no Reino Unido, já que as montadoras estão dando amplos descontos, para não serem multadas

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Em um movimento histórico, os veículos elétricos (EVs) representaram quase 31% dos registros de novos carros no Reino Unido em dezembro, um salto de cerca de 60% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar desse crescimento expressivo, os fabricantes não conseguiram atingir a meta anual de vendas de EVs, estabelecida em 22% sob o mandato de emissões zero do país.

Dados preliminares da Sociedade de Fabricantes e Comerciantes de Motores (SMMT) mostram que quase 44.000 unidades de EVs foram registradas no último mês de 2024 .

Esse desempenho marcou o maior percentual mensal de participação dos elétricos em dois anos.

No entanto, o ano encerrou com um desempenho aquém do esperado. Para fabricantes que não cumpriram a meta, há penalidades que podem chegar a £15.000 (cerca de US$ 18.600) por veículo.

Apesar disso, o sistema de créditos comerciais e a possibilidade de superar as metas em anos futuros oferecem uma saída para evitar multas.

O governo do Reino Unido está reavaliando as regras do mandato de vendas de emissões zero, possivelmente flexibilizando-as para ajudar os fabricantes a cumpri-las.

Grupos defensores da energia limpa criticam essa abordagem, argumentando que isso pode atrasar a transição para longe dos motores a combustão.

A meta para 2025 aumenta para 28%, o que, segundo o CEO da SMMT, Mike Hawes, será extremamente desafiador. Ele observou que os descontos, que atualmente impulsionam as vendas, não são financeiramente sustentáveis a longo prazo.

Embora as vendas de EVs no Reino Unido tenham se mantido melhores do que na União Europeia, onde a retirada de incentivos reduziu a demanda, apenas um em cada dez compradores privados optou por um veículo elétrico em 2024.

Grande parte do mercado foi impulsionada por empresas e frotas corporativas.

O mandato do Reino Unido já começou a impactar a produção automotiva. Em novembro, a Stellantis anunciou que encerrará a fabricação de vans Vauxhall na planta de Luton após 120 anos de produção.

A empresa citou os requisitos do mandato como um dos fatores para a decisão.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.