O mercado automotivo da Alemanha vive um momento de contrastes, com o declínio nas vendas de veículos elétricos (EVs) após o fim dos subsídios do governo, enquanto os híbridos conquistam cada vez mais espaço.
Em novembro, as vendas gerais de automóveis se mantiveram relativamente estáveis, com 244.544 unidades comercializadas—ainda que com uma leve queda de 0,5% em relação ao ano anterior.
Porém, os números do segmento de EVs mostram uma crise significativa.
De acordo com a KBA, autoridade de trânsito da Alemanha, as vendas de EVs despencaram 22% em novembro, totalizando apenas 35.167 unidades, o que representa 14,4% dos novos registros.
A decisão do governo alemão de eliminar os subsídios para elétricos no final de 2023 impactou fortemente o setor.
Transport Minister Volker Wissing defendeu a medida, alegando que o mercado deveria se sustentar sem ajuda pública. Contudo, os números sugerem que o mercado ainda não está pronto para caminhar sozinho.
A queda nas vendas de EVs na Alemanha também coloca em dúvida a capacidade de outros mercados europeus, como França e Espanha, de resistirem a medidas similares previstas para 2025.
Enquanto os EVs enfrentam dificuldades, os híbridos seguem em alta. Em novembro, 94.554 híbridos foram registrados, um crescimento impressionante de 20,3% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Dentre esses, 20.604 eram híbridos plug-in, com um aumento de 13,7%. Atualmente, os híbridos representam 38,7% de todas as novas vendas na Alemanha, mostrando que os consumidores continuam atraídos por opções mais verdes, mas ainda confiando na tecnologia a combustão.
Grandes players no mercado de EVs, como Tesla e Polestar, enfrentaram quedas acentuadas.
A Tesla registrou um declínio de 55,1% nas vendas em novembro, com apenas 2.103 unidades vendidas. No acumulado do ano, as vendas da marca caíram 43,6%. Já a Polestar viu uma queda de 26% em novembro e um declínio de 52,6% no ano.
Entre as montadoras tradicionais, Toyota liderou com um crescimento de 104,5% nas vendas de novembro, enquanto Peugeot (+78,5%) e Citroën (+16,9%) também registraram avanços expressivos.
Por outro lado, marcas como Fiat (-39,1%), Kia (-16,9%) e Hyundai (-11,8%) enfrentaram quedas significativas.
Com o fim dos subsídios para EVs e o avanço dos híbridos, o futuro da mobilidade elétrica na Alemanha é incerto.
A transição para uma frota totalmente elétrica parece mais distante do que nunca, especialmente considerando o banimento planejado de veículos a combustão interna pela UE em 2035.
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