A Secretaria da Fazenda de São Paulo divulgou a tabela de valores venais para o cálculo do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2007. Para consultá-la, clique no link abaixo e verifique a linha em que está o veículo, de acordo com marca, modelo, ano de fabricação e tipo de combustível.
Para saber o valor do imposto, aplique a alíquota correspondente ao tipo de veículo e o combustível utilizado. No dia 11 de novembro, a Secretaria da Fazenda deverá publicar uma nova tabela, com o valor a ser pago já calculado.
http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/
Em dezembro a CAT (Coordenadoria da Administração Tributária) enviará aos proprietários o aviso de vencimento, com os valores, dados do veículo e opções de pagamento. Esse aviso não poderá ser usado como guia de recolhimento do imposto. O desconto para quem optar pelo pagamento integral e à vista em janeiro é de 3%.
Como nos anos anteriores, os proprietários de veículos terão três opções para o recolhimento do imposto: à vista com o desconto em janeiro, à vista sem desconto em fevereiro ou em três parcelas em janeiro, fevereiro e março.
Donos de modelos zero-quilômetro também recebem desconto de 3%, desde que o pagamento do IPVA seja integral e feito até o quinto dia útil após a data de emissão da nota fiscal. As datas de pagamento seguem escala de vencimento de acordo com o final da placa (confira tabela abaixo).
Carros a gasolina recolhem 4% sobre o valor venal (valor de mercado), apurado durante o mês de setembro de 2006. Carros a álcool e gás pagam 3% sobre o valor venal; bicombustível, 4%; picape cabine dupla, 4%; utilitários (cabine simples), ônibus, microônibus, tratores e motocicletas, 2%; caminhões, 1,5%. Os veículos com mais de 20 anos de fabricação estão isentos.
A apuração do valor venal, que serve de base para o cálculo do IPVA de 2007, foi feita por meio de pesquisa de mercado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), sob supervisão de técnicos da Secretaria da Fazenda.
A Fipe já realiza esse tipo de pesquisa para outros Estados.
Veja aqui como pagar IPVA atrasado.
[Fonte: Interpress]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!