Você sabe o que é a função Overdrive Off do câmbio automático? Bem, algumas caixas automáticas possuem essa função bastante interessante.
Independentemente de ser uma transmissão por engrenagens ou um câmbio com correia/polias (CVT), a função Overdrive Off pode ser introduzida, dependendo da proposta do fabricante do veículo.
Ela é acionada por um botão adicional na alavanca de câmbio automático e seu funcionamento é indicado no painel de instrumentos. Basicamente, existem três situações onde a função Overdrive Off pode ser usada.
Mas primeiro vamos entender o que é a função Overdrive.
O que é Overdrive?
O overdrive é uma marcha adicional presente em alguns veículos equipados com transmissão automática. Essa marcha permite ao carro operar em rotações mais baixas durante a condução em velocidades mais altas.
No entanto, quando ativamos o Overdrive Off, estamos desabilitando essa marcha extra. Ao desativar o Overdrive Off, podemos aproveitar benefícios específicos relacionados à capacidade de frenagem e controle nas descidas íngremes.
Overdrive é a última marcha do câmbio automático, podendo ser a quarta marcha no caso de um câmbio de quatro marchas, a quinta marcha no caso de um câmbio com cinco marchas, e assim por diante.
Normalmente, usamos o câmbio com o Overdrive ligado, ou Overdrive On, assim o carro tem à sua disposição todas as marchas do câmbio automático.
Na maioria dos modelos não existe indicação de Overdrive ligado, ou seja, só quando deixamos ele em Off é que uma luz aparece no painel.
Quando usar o Overdrive Off?
Falamos anteriormente que temos três ocasiões onde se pode usar a tecla “Overdrive Off”.
1) Subidas muito longas
A primeira está relacionada com subidas muito longas, tais como uma serra, por exemplo.
Para se evitar uma variação – muitas vezes indesejável – nas trocas de marchas (no caso de engrenagens) ou alternância de rotação (CVT) durante esse trecho, o O/D Off pode ser utilizado com tranquilidade.
Isso vai garantir que o câmbio segure uma marcha ou mantenha uma relação mais curta, a fim de manter um giro alto e adequado para vencer o esforço dessa subida.
2) Descidas muito longas
A segunda situação é em descidas de serra ou declives longos, quando o O/D Off também pode ser usado como freio-motor.
É importante ressaltar, porém, que isso deve ser feito em trechos suave, cuja inclinação não passe de um máximo de 6 graus. Em situações diferentes, com inclinação maior, o sistema pode ser sobrecarregado.
3) Para atingir a velocidade máxima do veículo
Por fim, o terceiro uso dessa função é conseguir atingir a velocidade máxima do modelo.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!