Toyota Yaris Cross terá também motor 1.5 Flex de 110 cavalos

toyota yaris cross 2024 1
toyota yaris cross 2024 1

O Toyota Yaris Cross é o próximo lançamento da marca japonesa no Brasil e o SUV compacto será produzido na planta 1 da montadora em Sorocaba, onde atualmente são feitos os modelos Corolla Cross, Yaris e Yaris Sedan.

O Yaris Cross será uma importante resposta da Toyota para o mercado de SUVs compactos, onde não participa por aqui, assim como suas rivais nipônicas Honda e Mitsubishi, que trarão os novos WR-V (Elevate) e ASX (Xforce).

toyota yaris cross 2024 2
toyota yaris cross 2024 2

Todavia, o Yaris Cross será o terceiro híbrido flex da Toyota no país, mas diferente dos irmãos maiores, ele terá um motor 1.5 Flex com um motor elétrico duplo, além de CVT transaxle.

Até agora, o mercado tem falado somente nessa opção de propulsão, mas Roberto Braun, diretor de comunicação da Toyota, confirmou ao podcast CBN/Auto Esporte que o SUV terá também a versão a combustão, no caso, igualmente flex.

Braun comentou: “Nossos próximos modelos terão sim a tecnologia híbrida flex […]. Os carros produzidos no Brasil têm que atender o mercado de forma mais ampla. Então, consideramos também a motorização flex [sem eletrificação]”.

toyota yaris cross 2024 5
toyota yaris cross 2024 5

Nesse caso, lá fora, o Yaris Cross usa o motor 1.5 do Yaris, que aqui tem até 110 cavalos e 14,9 kgfm usando etanol. Com transmissão CVT de sete marchas do sedã e do hatch, a Toyota economiza em custos de produção, com um powertrain já feito localmente.

Assim, pelo menos o motor é feito em Porto Feliz, perto de Sorocaba. Pelos números, o Toyota Yaris Cross parece oferecer pouco, mas o Nissan Kicks com seu motor 1.6 de até 113 cavalos, não fica longe disso.

toyota yaris cross 2024 6
toyota yaris cross 2024 6

Com uma calibração mais efetiva para permitir pelo menos saídas mais animadoras, o Yaris Cross poderá ser uma opção atraente para o consumidor, apoiado pela boa imagem da marca.

Já o modelo híbrido usa este motor numa configuração Atkinson com potência combinada de 111 cavalos, mas com etanol, pode ser que o Yaris Cross Hybrid alcance pelo menos 113 cavalos.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X