A Toyota está passando por uma situação complicada envolvendo falhas e problemas recorrentes com seu motor 3.4 V6 twin-turbo, que equipa não somente sua picape Toyota Tundra, mas também o SUV Lexus LX 600.
Depois de muita análise, para se tentar resolver o problema com o menor custo possível, a conclusão que a marca japonesa chegou é de que todos os motores dos carros envolvidos deverão ser trocados.
Estamos falando de nada menos que 102.092 veículos, que terão seus motores substituídos por outros, melhorados, sem custo algum para os clientes.
O número de veículos é praticamente só de picapes Toyota Tundra: são 98.568 Tundras e 3.524 Lexus LX 600.
A marca, que é muito conhecida por seus carros que nunca dão problema, informou a imprensa que o problema vem de uma etapa na construção desses motores, onde as passagens de óleo não foram limpas corretamente depois de construídas.
Com isso, restos de metal ficaram nessas tubulações, obviamente. Com o passar do tempo, o motor simplesmente não quer mais funcionar.
O recall afeta todas as Tundras fabricadas entre 2 de novembro de 2021 e 13 de fevereiro de 2023, e as unidades do SUV Lexus LX 600 fabricados entre 30 de julho de 2021 e 25 de novembro de 2022.
A Toyota afirma que este problema já gerou pelo menos 824 pedidos de troca de motor em garantia.
Pode parecer que a Toyota é a empresa que ficará com todo esse prejuízo para si, mas se os componentes foram feitos por alguma empresa terceirizada, é ela que deverá responder por todos os prejuízos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!