Toyota sairá de Indaiatuba; quem poderia comprar a fábrica do Corolla?

toyota indaiatuba 2toyota indaiatuba 2

A Toyota anunciou R$ 11 bilhões para o Brasil, mais especificamente para as fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, ambas em São Paulo, porém, revelou também que transferirá a produção de carros de Indaiatuba para a primeira delas entre meados de 2025 e o fim de 2026.

Com isso, o Corolla mudará de endereço pela primeira vez no país desde 1998, seguindo assim para a linha de seu irmão Corolla Cross em Sorocaba. Localizada num endereço curioso, a Avenida General Motors, a fábrica da Toyota em Indaiatuba é moderna.

toyota indaiatuba 1toyota indaiatuba 1

Há poucos anos, recebeu R$ 1 bilhão em modernização para fazer a geração atual do Corolla, que é híbrida flex também. Mas, com a transferência de produção, o que será da fábrica da Toyota em Indaiatuba?

Assim como a planta histórica do ABC, ela deverá ser vendida, já que a centralização em Sorocaba para montagem de veículos, cortará qualquer outro gasto fora dela. Então, quem poderia comprar essa fábrica?

volvo ex30 impressoes 3volvo ex30 impressoes 3

Observando o cenário atual, uma possível candidata seria a Omoda Jaecoo (leia-se Chery), caso não consiga um acordo para reassumir a fábrica de Jacareí, também em São Paulo. Como a CAOA já fez acordo com a Hyundai, as chances de fazer o mesmo com a Chery parecem boas.

Outra empresa que poderia dar os primeiros passos no país seria a Geely, que poderia montar ou produzir de fato o Volvo EX30 em Indaiatuba, associado com um produto de sua própria marca ou mesmo da Lynk & Co.

vinfast vf6vinfast vf6

Existe ainda a possibilidade da vietnamita VinFast ser esse futuro comprador, já que a marca tem planos de vir ao país e produzir perto do maior mercado consumidor do país, seria importante.

Localizada estrategicamente numa região com bom número de fornecedores, a fábrica da Toyota em Indaiatuba pode servir ao propósito de um novo fabricante nacional num período onde as alíquotas de importação terão chegado ao limite da OMC de 35%.

google news2COMPARTILHE
Twitter FacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X