Os carros elétricos surgiram com transmissão de uma única relação de marcha e isso é padrão para a maioria dos veículos com bateria, tanto para aqueles subcompactos de pouco mais de 60 cavalos até os de alta performance com 0 a 100 km/h com tempo no singular.
Poucos modelos de carros elétricos têm transmissão com duas marchas, mas nenhum deles chega perto de uma proposta da Toyota, que registrou uma patente de uma transmissão de nada menos que 14 velocidades.
Isso é um número tão alto que mesmo os carros a combustão jamais passaram de 10 marchas, como Ford Mustang e Chevrolet Camaro, por exemplo. No caso da Toyota, a transmissão ainda é peculiar por ser manual num carro elétrico.
Com 14 marchas manuais, o câmbio para carro elétrico da Toyota lembra, em quantidade de velocidades, a transmissão de um cavalo-mecânico para puxar dezenas de toneladas de carga.
Segundo texto registrado pela Toyota, a descrição da patente diz: “O número de estágios de engrenagens virtuais pode ser seis ou mais, ou até menos de seis. O motorista pode selecionar o tipo de mapeamento desejado de acordo com suas preferências”.
Como se sabe, a Toyota tem planos de inserir sons e marchas manuais em carros elétricos, de modo a simular a antiga vida a bordo dos carros a combustão, incluindo pedal de embreagem.
Esse tipo de transmissão seria ideal para carros esportivos e é o que parece que a Toyota quer fazer, com duas relações de marchas de 1ª a 6ª marcha e de 6ª a 11ª marcha.
Também descrição sobre relações em posição horizontal de 1ª a 14ª marcha, sendo quase como duas transmissões ao mesmo tempo, funcionando num carro elétrico.
Sendo uma de seis marchas e outra de oito marchas, algo que a Toyota já fez num carro a combustão dessa forma, o Luxes LS 500h, que tem uma transmissão automática de quatro marchas e uma CVT, ambas funcionando no mesmo conjunto.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!