Toyota: Números de venda em outubro mostram que a desconfiança da marca com carros elétricos foi a jogada certa

toyota rav4 phev 2025 1
toyota rav4 phev 2025 1

As vendas de automóveis em outubro de 2024, na América do Norte, apresentaram bons resultados para a Toyota e sua divisão de luxo, Lexus, que alcançaram números positivos ao longo dos primeiros dez meses do ano, mostrando que a empresa fez certo em não apostar em carros elétricos puros.

A Toyota Motor North America (TMNA) registrou a venda de 1.915.448 veículos de janeiro a outubro, representando um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Esse avanço é amplamente impulsionado pelas versões híbridas de seus modelos, que registraram aumentos expressivos nas vendas.

Tanto Toyota quanto Lexus mostraram desempenho sólido nesse período. A Toyota movimentou 1.640.689 unidades, um aumento de 4,3% em relação ao ano anterior, enquanto a Lexus vendeu 274.759 unidades, marcando um crescimento de 9,3% em volume.

Juntas, as duas marcas indicam que quase metade das vendas totais nos Estados Unidos envolveu veículos eletrificados, refletindo uma tendência crescente para a mobilidade sustentável.

Os números de vendas de híbridos da TMNA mostram uma participação significativa:

– Quase 50% dos modelos vendidos pelas marcas Toyota e Lexus este ano foram híbridos ou eletrificados.
– Modelos como Corolla, Highlander e Corolla Cross híbridos tiveram aumentos notáveis nas vendas.
– O Camry, agora inteiramente híbrido, mantém uma forte presença de mercado.

Em outubro de 2024, a TMNA vendeu 93.400 veículos eletrificados, um aumento de 51,2% em relação ao ano passado, o que representa 50,2% das vendas totais do mês – um recorde para a companhia.

No acumulado do ano, as vendas de veículos eletrificados alcançaram 803.460 unidades, um crescimento de 55,4%, correspondendo a 41,9% das vendas totais nos Estados Unidos, o maior nível registrado até hoje.

Com os modelos híbridos em ascensão, a Toyota cogita uma possível transição para uma linha totalmente híbrida, sinalizando uma possível eliminação dos modelos tradicionais movidos a combustão interna.

O Camry híbrido, por exemplo, alcançou 27.202 unidades vendidas no acumulado do ano, enquanto o Corolla híbrido cresceu 6,7% nas vendas. Já o Highlander híbrido teve um salto de 44,8% e o Corolla Cross híbrido aumentou 40,2%, registrando seu melhor outubro e desempenho anual.

Apesar desses sucessos, alguns modelos enfrentaram dificuldades. O Toyota Mirai, movido a célula de combustível, teve apenas 375 unidades vendidas em 2024.

Outros modelos, como o Tacoma e a versão não híbrida do Highlander, também registraram quedas, com este último sofrendo um declínio de 44% nas vendas anuais. Por parte da Lexus, as vendas dos modelos UX e IS diminuíram, com o crossover compacto registrando uma queda de 28%.

Enquanto a Toyota segue cautelosa na expansão de sua oferta de veículos totalmente elétricos, limitando-se a um modelo BEV por marca, os modelos bZ4X e RZ mostraram crescimento significativo, com aumentos de 91% e 170,6%, respectivamente.

Por fim, o Toyota RAV4 continua liderando como o modelo mais vendido da TMNA, com quase 400.000 unidades comercializadas, superando o total de vendas da divisão Lexus.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.