Como seria dirigir sem usar os pés? Para muitos motoristas com deficiência física, a condução desta forma é comum em seu dia a dia, mas a Toyota quer que isso seja acessível para quem quiser.
No Japão, a marca apresentou o protótipo do Toyota Neo Steer, que foi mostrado no Japan Mobility Show, sendo um manche bem diferente daquele usado no SUV elétrico bZ4X, por exemplo.
Num formato estiloso, o Toyota Neo Steer agrega acelerador e freio no lado direito, possibilidade assim que o motorista dirija sem usar pedais para as duas funções.
Como ampliação da segurança, o motorista ainda pode usar um terceiro comando no lado direito para os freios, garantindo que, se uma da mãos estiver fora da direção, a outra poderá frear o veículo.
Tendo LEDs para decoração, o manche Toyota Neo Steer conta ainda com uma alça na parte inferior para maior conforto em cruzeiro.
Ele ainda usa o sistema steer-by-wire, que é uma direção elétrica adaptativa de velocidade e ângulo de viragem, permitindo que o Toyota Neo Steer esterça mais as rodas em manobra e muito menos durante cruzeiro.
A tecnologia da Toyota permite alterar a relação de giro do volante e esterçamento em qualquer situação e conforme os modos de condução, evitando que os braços cruzem ao girar completamente.
Nos dois comandos, molas permitem que se use certa força nos dedos para acionar, como em motocicletas, por exemplo.
Isso permite maior sensibilidade e adaptabilidade do motorista ante o Toyota Neo Steer, lembrando que a percepção de aceleração numa moto, usando as mãos, é completamente diferente em um veículo, onde o natural é usar os pés.
Alguns carros elétricos e híbridos possuem a função de recuperação de energia por meio de comandos no volante e isso dá uma ideia do que esperar com o Toyota Neo Steer.
E você, o que achou? Será que a moda pega?
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!