Toyota não está nada convencida a lançar um carro elétrico barato, como VW, Renault e Citroen estão fazendo

toyota aygo x
toyota aygo x

A Toyota está cautelosa em relação à viabilidade de um minicarro elétrico acessível na Europa, enquanto seus concorrentes avançam com modelos abaixo de €20.000.

Marcas como Volkswagen, Renault, Dacia e Citroën já anunciaram veículos elétricos compactos dentro dessa faixa de preço, mas a Toyota acredita que os altos custos das baterias ainda tornam esse segmento pouco lucrativo .

Yoshihiro Nakata, CEO da Toyota Europa, afirmou que produzir um BEV nessa categoria com fabricação local pode não ser financeiramente viável no momento.

Enquanto isso, rivais como a Volkswagen planejam lançar o ID1 em 2027, apesar das dificuldades para obter margens de lucro positivas.

toyota aygo x 2
toyota aygo x 2

O Grupo VW admite que o ID1 será um desafio financeiro, mas vê o modelo como uma forma de atrair novos clientes e reduzir a pressão sobre os preços de EVs maiores, como o ID2, previsto para 2025.

Atualmente, os únicos EVs disponíveis na Europa por menos de €20.000 são importados da China: o Leapmotor T03 e o Dacia Spring.

No entanto, alternativas fabricadas no continente estão a caminho.

A Citroën prometeu uma versão acessível do novo C3 elétrico, produzido na Eslováquia, enquanto Renault e Dacia lançarão novos modelos no segmento a partir de 2026.

toyota aygo x 7
toyota aygo x 7

A Volkswagen, por sua vez, fabricará o ID1 em sua planta em Portugal. Além disso, a chinesa BYD pretende vender uma variante do Seagull elétrico na Europa por um valor “bem abaixo” dos €20.000.

Apesar de manter sua posição no segmento de minicars, a Toyota prefere adotar uma abordagem de espera e observação.

Matthew Harrison, diretor de operações da Toyota Europa, reconhece que os minicarros são o segmento mais difícil de eletrificar devido à necessidade de acessibilidade e custo reduzido para os consumidores.

Segundo ele, a marca acompanhará os lançamentos dos concorrentes e avaliará os preços e condições de financiamento antes de tomar uma decisão.

Enquanto isso, a Toyota aposta em uma versão híbrida do Aygo X, modelo que registrou crescimento de 50% nas vendas em 2024 e se tornou um dos líderes da categoria.

Apesar do avanço dos elétricos, a marca japonesa continua priorizando híbridos como solução de transição, especialmente em segmentos onde a eletrificação total ainda não é tão viável economicamente.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.