Toyota desenvolve novo sistema de célula de combustível; tecnologia será aplicada em carros, caminhões e máquinas diversas

toyota hydrogen 3th generation 1
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A Toyota vem apostando no hidrogênio há anos e ainda continua colocando suas fichas no combustível que acredita ser o futuro do setor automotivo.

Com isso, a marca japonesa anunciou que desenvolveu um novo sistema de célula de combustível, seu sistema de célula de combustível de terceira geração, de modo a concretizar a criação de uma sociedade baseada no hidrogênio.

O novo dispositivo, chamado de Sistema FC de 3ª geração, foi projetado para atender às necessidades específicas do setor comercial com a mesma durabilidade dos motores convencionais movidos a diesel.

toyota hydrogen 3th generation 2
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Segundo a Toyota, o novo sistema apresenta melhorias significativas no desempenho, incluindo eficiência de combustível e uma redução significativa nos custos em comparação com a versão anterior.

O Sistema FC de 3ª geração será expandido também para uso em veículos comerciais pesados ​​e está sendo planejado para introdução em mercados como o Japão , Europa, América do Norte e China após 2026.

Essa tecnologia será revelada pela primeira vez nesta quarta-feira (19) na H2 & FC EXPO (International Hydrogen & Fuel Cell Expo) em Tóquio, Japão.

A Toyota vê o hidrogênio como um combustível importante na busca pela neutralidade de carbono e está colaborando ativamente com parceiros em vários setores para concretizá-lo.

toyota hydrogen 3th generation 3
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As principais características do Sistema FC de 3ª geração são a melhoria na durabilidade, até duas vezes a da geração anterior, alcançando durabilidade comparável aos motores diesel e design livre de manutenção.

Também há melhoria na eficiência de combustível de 1,2x em relação à geração anterior, permitindo um alcance de cruzeiro 20% maior, bem como redução significativa de custos por meio de inovações no design de células e processos de fabricação.

Para a Toyota, o potencial da tecnologia alcança aplicações de uso geral, como geradores estacionários, ferrovias e navios.

Para carros, ela garante maior alcance e para veículos comerciais pesados, um nível de durabilidade comparável aos motores a diesel e alta potência.


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X