O Toyota bZ3X começou a ser vendido no mercado chinês, onde chega para reforçar o time de carros elétricos que a marca japonesa está introduzido por lá, onde será produzido pela GAC, sócia da Toyota na China.
Custando a partir de somente 100.000 yuans ou R$ 84.500, o Toyota bZ3X custa menos da metade de um Toyota Corolla Cross no mercado brasileiro. Isso mostra a enorme diferença de preço entre produtos no mercado mundial ainda mais que esse crossover da Toyota equivale a US$ 13.800.
Com 4,600 m de comprimento, 1,875 m de largura, 1,645 m de altura e 2,765 m de entre-eixos, o bZ3X é um SUV de tamanho médio com bom espaço interno e porta-malas suficiente para sua proposta.
Ele chega ao mercado chinês com 221 cavalos, sendo dois motores elétricos acoplados que produzem essa potência. Para baratear seu custo, a Toyota inseriu baterias de lítio e fosfato de ferro feitas pela BYD.
Com 50 kWh, a versão de acesso tem autonomia de 430 km no ciclo CLTC, porém, duas variantes com baterias maiores entregam alcances de 520 km e 620 km. O SUV elétrico pesa 1.835 kg.
Praticamente uma releitura elétrica do Toyota RAV4, o bZ3X chama a atenção pelo conjunto pote com frontal full LED, o que faz parte de um grupo ótico com barra de LED na parte central superior.
Dentro, o Toyota bZ3X apresenta um painel moderno com cluster digital de 8,8 polegadas, bem como uma multimídia com tela de 14,6 polegadas. O SUV tem ainda carregamento indutivo para smartphone e console central com elemento vazado.
O SUV da Toyota também apresenta um pacote ADAS completo, com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de mudança de faixa, alerta de colisão assistente de manobra, alerta de tráfego traseiro, detector de pedestres, entre outros.
Este novo SUV da Toyota deve ficar limitado inicialmente ao mercado chinês, mas a marca japonesa pode ainda exportá-lo tanto para o Sudeste Asiático quanto para o mercado europeu, já que os Estados Unidos estão bloqueando a importação de carro chinês.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!