Toyota alcança impressionante marca de 30 milhões de carros eletrificados produzidos; desde 1997 que a marca japonesa foca mais nos híbridos

toyota prius 2023 4
toyota prius 2023 4

Em 1997, a Toyota lançava no mercado americano um pequeno sedã de linhas únicas que tinha um enorme diferencial em relação aos demais que existiam naquela época.

O Toyota Prius surgiu como o primeiro carro híbrido da marca japonesa e, a partir dele, vieram dezenas de modelos, inclusive elétricos e híbridos plug-in, que hoje somam 30 milhões de unidades.

Com 10% da produção histórica da Toyota, de 300 milhões de veículos, alcançada em 2023, os carros eletrificados da marca, assim como da luxuosa Lexus e outras que pertencem à empresa, cortaram bilhões de toneladas de CO² da atmosfera.

novo toyota prius 2016 7
novo toyota prius 2016 7

Nessa conta da Toyota entram ainda carros como o Mirai, movido a hidrogênio, mas como o mesmo usa eletricidade para mover-se, então, também é contabilizado como eletrificado.

Em menos de 30 anos, uma quantidade enorme de carros eletrificados, na maioria híbridos do tipo HEV, se popularizaram pelo mundo, não ficando quase nenhum mercado importante de fora.

A Toyota criou uma base chamada HSD (Hybrid Synergy Drive), que consiste basicamente em um motor de ciclo Atkinson a gasolina ou flex, além de uma caixa de transmissão do tipo transaxle.

toyota corolla cross 2025 avaliação na (42)
toyota corolla cross 2025 avaliação na (42)

Dentro desta caixa, dois pequenos motores elétricos (MG1 e MG2) são usados em baixa e alta velocidade, entregando potência e torque suficientes para aliviar o trabalho do propulsor.

O pacote criado pela Toyota ainda consiste em uma grande bateria de níquel-hidreto metálico que sustenta uma carga para poucos quilômetros no modo EV.

Seu papel, contudo, é ajudar o motor a combustão a gastar menos, ou seja, trabalhar menos durante o funcionamento para poupar combustível e cortar emissões.

toyota rav4 hybrid avaliação na 35
toyota rav4 hybrid avaliação na 35

Com esse conjunto, a Toyota espalhou sua tecnologia pelo portfólio e também pelo mundo, chegando mesmo a liberar os direitos industriais há alguns anos para fomentar a hibridização.

Ainda que não aceite o carro elétrico como destino no futuro, a Toyota está ampliando suas vendas nesse segmento, ao passo que continua a investir no hidrogênio, agora também em forma de combustível.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X