Esperar para usar um carregador de carro elétrico enquanto outro veículo permanece estacionado após já ter completado a recarga é uma grande frustração para muitos proprietários de EVs.
Para tentar solucionar esse problema, a Tesla encontrou uma solução surpreendentemente simples um aviso laminado com o horário estimado de conclusão da carga e o número de contato do dono do veículo.
A ideia foi compartilhada em um grupo do Facebook chamado Tesla La Kopi Singapore, onde um usuário publicou uma foto da placa e elogiou a iniciativa.
Segundo ele, esse método pode evitar desentendimentos e facilitar o compartilhamento dos carregadores. A publicação rapidamente recebeu apoio de outros motoristas de EVs, com comentários sugerindo que todos deveriam adotar esse tipo de aviso.
Embora esse item ainda não esteja amplamente disponível para compra, um usuário mencionou que ele foi incluído como parte de um kit de boas-vindas da Tesla Singapura para os primeiros 100 compradores do Model Y.
A crescente popularidade dos EVs tem levado a discussões cada vez mais frequentes sobre ocupação indevida de carregadores, um problema conhecido como charger hogging.
Algumas soluções tecnológicas já estão disponíveis, como o aplicativo PlugShare, que permite aos motoristas monitorar os carregadores próximos e até mesmo entrar em contato com outros usuários para verificar a disponibilidade.
Outra forma encontrada para evitar a permanência excessiva nos carregadores é a cobrança de taxas de inatividade.
A Tesla, por exemplo, cobra 0,50 dólares por minuto caso o carro permaneça plugado após atingir o nível programado de carga. Se todos os carregadores estiverem ocupados, essa taxa sobe para 1 dólar por minuto.
O aplicativo da Tesla notifica o proprietário quando a carga está quase completa, ajudando a evitar essas taxas extras.
Outras empresas que operam redes de carregamento seguem a mesma linha. A ChargeFox, que gerencia estações em parceria com organizações como NRMA e RAA, também cobra 1 dólar por minuto se o motorista não remover o veículo dentro de 10 minutos após o fim da carga.
O representante da empresa, Rob Asselman, afirmou que a introdução dessa taxa foi bem recebida pelo público, pois melhora a rotatividade nos carregadores.
A empresa Jolt adota uma política semelhante, cobrando 1 dólar por minuto de permanência após o veículo atingir 100 por cento de carga.
O objetivo, segundo a empresa, é garantir que as estações fiquem disponíveis para todos os usuários e evitar que um carro permaneça desnecessariamente ocupando um ponto de carregamento.
Com a demanda por carregadores aumentando, medidas como avisos informativos e taxas de inatividade podem ajudar a reduzir conflitos entre motoristas e garantir um uso mais eficiente da infraestrutura de recarga de veículos elétricos.
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