Teste de resistência mostra que a Tesla Cybertruck tem a mesma capacidade de reboque que uma latinha de cerveja

cybertruck capacidade reboque
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Se você realmente quiser usar a Tesla Cybertruck como uma caminhonete de verdade, prepare-se para um problema ainda maior do que os outros que ela já apresentou, pois rebocar cargas pesadas pode fazer seu subchassi de alumínio rachar e quebrar.

O canal do YouTube jerryrigeverything, conhecido por testar a resistência de dispositivos eletrônicos e equipamentos industriais, decidiu investigar a real capacidade da Cybertruck para rebocar cargas pesadas.

O apresentador Zack Nelson utilizou um guindaste com uma balança de tração para testar até onde o subchassi de alumínio da Cybertruck aguentaria antes de ceder.

A Tesla sempre fez questão de destacar seu processo de fabricação gigacast, onde grandes partes do veículo são moldadas em uma única peça de alumínio fundido.

No entanto, o alumínio fundido é consideravelmente mais frágil do que o alumínio forjado ou usinado, já que não passa por processos mecânicos que aumentam sua densidade e resistência.

cybertruck preta leilao (2)
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Isso o torna mais propenso a rachaduras e quebras sob pressão intensa, exatamente o tipo de situação que um veículo de reboque enfrenta.

Já havia indícios de que a Cybertruck não era tão boa para reboques quanto a Tesla prometia. O próprio Model X, um SUV elétrico da marca, demonstrou um desempenho superior em testes de reboque, e já houve relatos de que a Cybertruck pode explodir se for rebocada incorretamente.

Além disso, engenheiros da Tesla admitiram que a capacidade de reboque de 11000 libras, cerca de 5 toneladas, não era absoluta. Mas até que ponto essa afirmação se confirma na prática

No teste do canal, o subchassi traseiro da Cybertruck se despedaçou completamente quando submetido a cerca de 10000 libras de força no engate de reboque.

O resultado chocante levou Nelson a criticar a qualidade da estrutura, um chassi de alumínio fundido com apenas 3/16 de polegada de espessura é um tapa na cara de quem comprou essa Cybertruck.

cybertruck banhada a ouro 24k (2)
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Alumínio fundido tão fino não é suficiente para suportar um reboque de 11000 libras em qualquer condição.

A questão vai além da capacidade de reboque declarada. Mesmo que a Tesla tenha estabelecido um limite de carga, a realidade é que condições adversas podem colocar muito mais peso no engate do que o esperado.

Transições bruscas na estrada, buracos em alta velocidade ou um trailer mal acoplado podem fazer com que uma grande parte do peso da carga recaia sobre a estrutura do veículo por alguns segundos, algo que qualquer caminhonete projetada para reboque deveria ser capaz de suportar sem comprometer sua integridade estrutural.

Para Nelson, a falha da Cybertruck não é apenas um problema de engenharia, mas um risco real para a segurança nas estradas.

Com um histórico de problemas e falhas, a Cybertruck já vinha sendo alvo de críticas, mas esse teste reforça uma preocupação séria, será que ela realmente consegue cumprir o que a Tesla prometeu ou estamos diante de um dos maiores erros de projeto da marca.

[Fonte: Jalopnik ]


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.