Elon Musk agora está em “paz”, afinal, conseguiu colocar nas ruas seu maior desafio com a Tesla desde que entrou na empresa, há mais de uma década. Sim, estamos falando da Cybertruck, que já está sendo entregue os donos.
Com isso, Musk agora pode se dedicar ao novo desafio, bem menos complexo, entregar ao público seu “carro popular”, um crossover compacto sobre a nova arquitetura NV9X, que será o modelo mais barato da Tesla e ele promete isso para 2025.
Há algum tempo Musk fala desse carro e até mesmo Franz von Holzhausen, que apesar do nome não é alemão, já mencionou a ideia de Elon sobre esse produto, que se espera custar a partir de US$ 25.000 ou € 20.000.
O euro é mencionado aqui porque um dos pontos importantes desse novo carro da Tesla é sua produção na Alemanha, onde o compacto deve bater de frente com o Volkswagen Golf.
Conhecido internamente pelo codinome “Redwood”, o novo carro barato da Tesla chegará em meados do próximo ano para combater também a invasão de carros elétricos chineses no velho continente, em especial os modelos da BYD.
Como se sabe, a BYD ultrapassou a Tesla em eletrificados e Musk não quer deixar barato (pelo menos a disputa, é claro) e mostrará sua proposta em breve. Pelo que conhecemos dele, provavelmente esse carro será revelado antes do final desse ano, como um protótipo.
Musk sempre adianta os futuros carros para iniciar a lista de espera de pedidos com sinal em dólar, de modo a capitalizar a coisa antes da entrega. Mas, Elon pode mudar as coisas e surpreender o mercado com um produto pronto para entrega de imediato, porém, em 2025.
Poucas marcas fazem isso e para a Tesla, seria dar uma resposta direta aos críticos sobre os atrasos constantes nos projetos da marca. No momento, Musk já teria feito cotações de fornecedores com produção prevista de 10.000 carros por semana.
Isso daria 520.000 carros anualmente, um volume importante para a Tesla medir forças com a BYD, indicando ainda que mais de uma planta fará o compacto. Uma fonte revelou que a produção começaria em junho de 2025, provavelmente em Grünheide.
San Luis de Potosi é outro local, mas o projeto lá anda bem devagar, ainda que dê tempo para Musk construir a fábrica e fazer o carro até junho de 2025. A Índia é outra candidata a ter fábrica da Tesla. Por fim, o chamado Robotaxi também está em pauta.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!