Assim como Elon Musk tem milhares e milhares de fãs devotos, que acham que todas as coisas que ele cria são o mais próximo que o ser humano pode chegar de ser perfeito, a cada ano que passa temos mais e mais críticos ferrenhos contra suas criações supervalorizadas.
Em seu mais recente evento “We, Robot”, a Tesla revelou uma novidade que deixou muita gente perplexa: o “Robovan”, um veículo autônomo elétrico para 20 passageiros.
E alguns veículos da imprensa não viram muita graça na novidade, como foi o caso do site norte-americano Jalopnik.
Para o pessoal do Jalopnik, além do tal de Robovan não ser nada revolucionário, o pior de tudo é que se trata de uma ideia para tirar todos os motoristas de ônibus de seus empregos.
O site publicou que o design do Robovan mais parece saído de um pesadelo art deco, e que além de nunca chegar a ser produzido em larga escala, ele seria um segundo pesadelo, ao enfrentar as ruas de qualquer cidade grande, com seus buracos, lombadas e rampas. Se for no Brasil, adicione aí as temidas “travessias elevadas”.
Musk sempre demonstrou desprezo pelo transporte público, chegando a admitir que seu projeto “Hyperloop” foi uma tentativa de desviar dinheiro de projetos de trens de alta velocidade.
Agora, com o Robovan, ele parece estar repetindo a estratégia. Ao criar um ônibus elétrico de visual chamativo e futurista, Musk pode estar tentando redirecionar investimentos em transporte público para suas criações extravagantes, como já fez com os túneis Tesla em Las Vegas.
E as críticas não param por aí.
O layout interno do Robovan tem 20 assentos, dispostos em duas fileiras de 10, uma de frente para a outra, criando um espaço muito apertado, sem mobilidade para o desembarque, e também sem espaço para bagagens dentro da cabine.
O compartimento no nariz do veículo, feito para armazenar itens pessoais, poderia facilmente ser alvo de alguém mal intencionado, que roubaria alguma coisa dali, quando o veículo parasse em um ponto.
No final das contas, você concorda? Acha que o Robovan é realmente uma distração chamativa, usado por Elon Musk apenas para inflar o preço das ações da Tesla?
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!