Tesla planeja lançar um Model Y menor e 20% mais barato na China, para defender sua fatia do mercado por lá

tesla model y juniper flagra
tesla model y juniper flagra

A Tesla está desenvolvendo uma versão mais barata do Model Y, que será produzida em Xangai a partir de 2026.

A iniciativa, conhecida internamente como projeto “E41” , busca reduzir os custos de produção em pelo menos 20% em relação ao modelo atualizado lançado no final de 2024.

A ideia é reforçar a competitividade da marca no mercado chinês, onde a concorrência de fabricantes locais está cada vez mais acirrada.

O novo Model Y terá um tamanho reduzido e será fabricado nas mesmas linhas de produção já existentes na Gigafactory de Xangai.

tesla model y juniper (4)
tesla model y juniper (4)

A maior parte da produção será destinada ao mercado chinês, mas também há planos para fabricar o modelo em fábricas da Tesla na Europa e na América do Norte, embora ainda não haja uma previsão para isso.

A Tesla enfrenta desafios crescentes na China, onde sua participação de mercado no segmento de EVs caiu de 11,7% em 2023 para 10,4% em 2024.

O Model Y foi o carro mais vendido do país nos últimos dois anos, mas enfrenta uma forte ofensiva de concorrentes domésticos, que lançaram pelo menos seis modelos rivais recentemente.

Entre eles, destaca-se o Xiaomi SU7, que superou o Model 3 em vendas mensais desde dezembro.

tesla model y juniper (2)
tesla model y juniper (2)

Para reagir, a Tesla tem adotado uma estratégia de atualização rápida de seus modelos em vez de lançar novos produtos do zero.

Além do Model Y de menor custo, a marca também planeja lançar uma versão de seis lugares do SUV ainda este ano na China.

Enquanto isso, a Tesla mantém sua aposta no futuro da autonomia veicular com o desenvolvimento do “Cybercab”, seu táxi-robô previsto para 2026.

No entanto, a empresa precisa lidar com a crescente concorrência e a queda nas vendas nos mercados dos Estados Unidos e Europa, tornando a China um ponto-chave para sua estratégia global.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.