A Tesla está mais próxima do Robotaxi com uma funcionalidade que já existia em seus carros, mas que agora foi aprimorada, sendo essa a Actually Smart Summon (ASS), usando agora o chip 14 no lugar do 13.
O ASS permite que o carro da Tesla, estacionado, vá até onde está o o proprietário, mediante um comando num aplicativo de smartphone. Essa função agora passa a ser usada pelo Tesla Vision e tem transmissão de imagens ao vivo.
Com isso, o dono do Tesla pode ordenar que o carro vá até sua localização ou que se dirija para um ponto específico, indicado pelo proprietário. Em vídeos na internet, o Actually Smart Summon (ASS) surpreende muita gente pela precisão.
Parado em uma vaga, o veículo da Tesla ativa a função a bordo, engatando a ré e saindo da vaga sem dificuldade. Ela pode ser perpendicular, paralela ou em 45 graus. Com isso, o veículo se desloca com os faróis acesos em baixa velocidade.
Caso haja um pedestre ou outro veículo à frente, o sistema para o veículo e aguarda até a passagem estar liberada, seguindo então até o local determinado, sempre se orientando pelo sentido correto da via, o que amplia ainda mais a segurança.
O ASS aproxima assim a Tesla de seu maior objetivo, o Robotaxi. Elon Musk já adiou algumas vezes esse projeto, mas no próximo mês, fará sua demonstração oficial que pode ou não estar atrelada a um novo carro.
Como se sabe, o Robotaxi tinha como base um veículo totalmente novo, mas isso não impede que o termo seja uma funcionalidade aplicável aos modelos atuais da Tesla, em especial Model 3, que deixou o protagonismo das vendas para o irmão Model Y.
Isso reduziria a necessidade de se construir um veículo apenas para essa função, embora Musk já tenha dito que adorava a ideia de uma nova Kombi elétrica. Ou seja, uma minivan para serviços de aplicativo com carro autônomo.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!