Tesla lidera o ranking de carros feitos nos EUA, com a maior porcentagem de peças feitas localmente; marcas tradicionais não chegam a 80% de nacionalização

tesla model 3 performance 2024 3
tesla model 3 performance 2024 3

Quando pensamos em carros americanos, Ford e GM vêm à mente como representantes máximos do estilo “maçã americana e águia careca”.

Mas, ironicamente, quem leva o troféu de maior conteúdo nacional em seus veículos não é nenhuma dessas gigantes tradicionais, e sim a Tesla — famosa por suas controvérsias, memes, e carros com ajustes de painel, digamos, duvidosos.

De acordo com um estudo da Kogod School of Business da American University , o Tesla Model 3 Performance é o carro mais “Made in USA”, com impressionantes 87,5% de suas peças vindas de fornecedores locais (incluindo Canadá, como permite a metodologia).

Outros modelos da Tesla dominam o ranking, com o Model Y Long Range e o Model Y básico empatados em segundo lugar, com 85% de conteúdo doméstico.

O terceiro lugar fica com o Tesla Cybertruck, com 82,5% de peças nacionais, seguido pelos Model S e Model X, empatados com 80%. Curiosamente, a Ford aparece empatada nessa faixa com o Mustang GT e suas variantes.

Marcas como Honda, Jeep, Chevrolet, GMC e Volkswagen também figuram no ranking, mas com porcentagens de conteúdo doméstico que não ameaçam o reinado da Tesla.

Embora os números impressionem, o “patriotismo” da Tesla vem com ressalvas. O autor do estudo, Frank DuBois, alerta que a montadora ainda depende significativamente de peças chinesas, especialmente motores e baterias.

No caso do Model 3 Long Range, por exemplo, cerca de 40% das peças vêm da China, enquanto o Cybertruck tem 20% de componentes chineses em partes como assentos e painéis do painel.

Isso significa que a posição dominante da Tesla pode ser ameaçada por mudanças nas políticas comerciais.

Com a perspectiva de novas tarifas na próxima administração Trump, as cadeias de suprimento globais da Tesla podem enfrentar instabilidade, o que preocupa executivos do setor.

O estudo levanta questões sobre o que realmente significa ser “fabricado nos EUA”. A metodologia considera peças de EUA e Canadá como “conteúdo doméstico”, seguindo a American Automobile Labeling Act, mas não distingue o impacto econômico entre os dois países.

Modelo Porcentagem de peças feitas nos EUA
Tesla Model 3 Performance 87,5%
Tesla Model Y Long Range 85,0%
Tesla Model Y 85,0%
Tesla Cybertruck 82,5%
Tesla Model S 80,0%
Tesla Model X 80,0%
Ford Mustang GT 5.0-liter 80,0%
Ford Mustang GT Coupe Premium 80,0%
Honda Passport AWD 76,5%
Honda Passport Trailsport 76,5%
Jeep Wrangler Rubicon 76,0%
Jeep Wrangler Sahara 76,0%
Volkswagen ID.4 AWD 82-kWh 75,5%
Chevrolet Colorado 2.7-liter 75,5%
GMC Canyon AT4 Crew Cab 4WD 75,5%
GMC Canyon Denali Crew Cab 4WD 75,5%
Chevrolet Colorado LT Crew Cab 2WD 2.7-liter 75,5%
Chevrolet Colorado Z71 Crew Cab 4WD 2.7-liter 75,5%
Volkswagen ID.4 RWD 96-kWh 74,5%
Volkwagen ID.4 RWD 82-kWh 74,0%
Honda Odyssey 74,0%
Honda Ridgeline 74,0%
Honda Pilot 74,0%
Lincoln Corsair 73,5%

Apesar disso, a presença dominante da Tesla no ranking destaca como a empresa transformou sua produção em território americano em uma vantagem competitiva.

Além da Tesla e da Ford, o estudo inclui nomes como o Honda Passport, Jeep Wrangler e o Volkswagen ID.4, que aparecem entre os carros com maior porcentagem de peças domésticas. Modelos como o Lincoln Corsair, Honda Pilot e Chevrolet Colorado também garantiram posições no top 10.

A Tesla pode ostentar o título de marca mais americana, mas sua dependência de componentes chineses e as mudanças no cenário comercial global mostram que “Made in USA” não é tão simples quanto parece.

 


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.