Tesla inicia produção do Model Y Juniper na China em meio às incertezas diante da forte concorrência; SUV é vital para americana no gigante asiático

twsla model y xangai 1
twsla model y xangai 1

A Tesla acaba de iniciar a produção em massa do novo Model Y Juniper na China, um movimento estratégico para a marca em meio a um período turbulento.

Essa nova versão chega ao mercado no momento em que Elon Musk enfrenta desafios políticos e a empresa busca manter a competitividade diante da crescente concorrência no segmento elétrico.

A fábrica de Xangai, peça-chave para a Tesla , foi responsável por 52% da produção global da marca em 2024, com 916.660 unidades fabricadas.

tesla model y juniper (1)
tesla model y juniper (1)

Tal como em outros mercados, o Juniper estreia na China com uma edição limitada de lançamento, mas com um diferencial.

Por lá, ambas as versões de bateria estarão disponíveis desde o início, ao contrário da estratégia adotada na Europa e nos Estados Unidos.

Os preços variam entre 253.500 e 303.500 yuans (R$ 197,8 mil e R$ 236,8 mil), com as primeiras entregas previstas para o final de fevereiro.

tesla model y juniper (4)
tesla model y juniper (4)

A versão de entrada traz um motor traseiro de 295 cavalos, alimentado por uma bateria LFP de 62,5 kWh da CATL, oferecendo 593 km de autonomia pelo ciclo CLTC. Essa variante também abastece o mercado europeu.

Já a Long Range AWD conta com tração integral e um conjunto motriz de 444 cavalos, com bateria NMC de 78,4 kWh, garantindo até 719 km de autonomia CLTC com roda aro 20 polegadas.

Ainda restam saber os números da versão RWD Long Range, que, segundo estimativas, deve alcançar cerca de 615 km pelo ciclo WLTP com rodas de 19 polegadas.

tesla model y juniper (5)
tesla model y juniper (5)

A reação do mercado chinês será determinante para o sucesso do Juniper, já que a região representa uma fatia essencial das vendas da Tesla.

Fora isso, uma parcela significativa da produção de Xangai é destinada à exportação, especialmente para a Europa, tornando o desempenho desse modelo ainda mais relevante para os planos da marca.

Agora, as grandes questões são: o impacto da imagem de Elon Musk afetará as vendas na China? As novas funcionalidades do Juniper serão suficientes para manter o Model Y na liderança?

Enfim, com a produção acelerada, a Tesla talvez recupere espaço na Europa, apesar de um início de ano instável e marcado pela falta de estoque da nova versão.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X