Tesla informa aos clientes como acabar com o problema dos barulhos nos painéis da carroceria da Cybertruck: Use fita adesiva!

cybertruck paineis soltando (4)
cybertruck paineis soltando (4)

Será que chegamos ao período da história onde carros “premium” caríssimos não tem mais aquela qualidade de construção incrível e diferenciada?

A Tesla Cybertruck deixa claro que se você pagar US$ 100.000 por uma unidade, vai se incomodar com o barulho excessivo do vento batendo nos painéis da carroceria.

Um dono da picape elétrica comentou sobre o problema em um centro de serviço da Tesla, e recebeu a orientação de usar fita adesiva para resolver o ruído.

O relato apareceu em um grupo do Facebook dedicado à Cybertruck . O proprietário, que preferiu permanecer anônimo, compartilhou sua frustração ao receber essa resposta da Tesla.

“É só na minha picape?! Disseram que não há nada a fazer. Isso é normal? Só do lado do motorista”, escreveu, referindo-se à resposta que recebeu ao relatar o problema.

cybertruck dourada
cybertruck dourada

Nos documentos do centro de serviço, o cliente detalhou sua queixa, explicando que já havia tentado resolver a questão antes, mas foi informado que o ruído era “padrão” no modelo.

No entanto, ao testar outra Cybertruck de empréstimo, ele percebeu que o barulho em seu próprio veículo era significativamente maior. Isso indicava que não se tratava de uma característica do modelo, mas de um defeito específico na sua unidade.

Foi então que surgiu a solução da fita adesiva. O técnico que avaliou o veículo confirmou que o problema existia, mas afirmou que, devido às especificações da carroceria, não era possível fazer ajustes nos painéis.

Ele ainda mencionou que “o ruído ouvido é uma turbulência de ar normal, esperada em altas velocidades” e concluiu que “nenhuma ação adicional é necessária no momento”.

cybertruck banhada a ouro 24k (2)
cybertruck banhada a ouro 24k (2)

O único procedimento realizado foi descrito como “descobriu-se que tapar a folga do painel entre o para-lama dianteiro e o frunk reduziu o ruído”. Isso levanta a questão: se o frunk (porta-malas dianteiro) foi vedado com fita, ele ainda pode ser aberto normalmente? Isso não parece uma solução ideal.

Embora a postagem tenha sido feita anonimamente, os comentários indicam que o problema é real. Vários proprietários relataram a mesma questão com o barulho do vento.

“O ruído do vento no meu é super alto, especialmente em dias ventosos como ontem”, comentou um usuário. Outro mencionou que mediu os níveis de ruído e encontrou 70 decibéis a 80 km/h, subindo para 73 dB a 128 km/h.

Por outro lado, alguns donos disseram que não notaram problemas. Ainda assim, relatos sobre a Cybertruck com painéis desalinhados e ruídos indesejados já apareceram antes.

Parece claro que nem todo modelo está dentro do padrão de precisão de 10 microns que Elon Musk prometeu.

Vale lembrar que as reclamações sobre ruído do vento não são exclusivas da Cybertruck. Os Model 3 e Model Y também são frequentemente criticados por esse problema, levando donos a buscar soluções caseiras em fóruns.

Curiosamente, o que parece um ruído excessivo em EVs pode, na verdade, ser similar ao de um carro a combustão comum.

A diferença é que o motor a gasolina ou diesel costuma mascarar parte desse barulho, enquanto nos elétricos, o silêncio do trem de força torna o som do vento mais perceptível.

Dito isso, é compreensível que o técnico da Tesla tenha sugerido a fita adesiva. Não havia outra solução viável naquele momento, e vedar frestas é uma técnica conhecida para reduzir ruídos de vento. Fazer o quê?

Silenced the Wind Noise!
byu/m3posted inteslamotors


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.