Tesla entrega carros com defeitos sérios e adia reparos: donos enfrentam câmeras desligadas e GPS que nunca sai de casa

tesla carro
tesla carro

Imagine comprar um Tesla novinho em folha, ir para o trabalho cheio de empolgação e, pouco tempo depois, descobrir problemas graves no carro.

As câmeras não funcionam, o GPS insiste que você está parado em casa e até mesmo recursos essenciais como a frenagem de emergência não operam. É exatamente essa situação que diversos proprietários de Teslas estão enfrentando atualmente.

Esses relatos vêm principalmente de proprietários que receberam seus carros nos últimos meses, o que pode ser uma pista importante sobre a raiz do problema.

Os modelos afetados parecem estar equipados com o chipset AP4, ou hardware versão 4, responsável por controlar as funções críticas do veículo. Se houver falhas nesse componente, vários recursos do carro simplesmente deixam de funcionar, criando uma situação frustrante para os motoristas.

Em fóruns como o Reddit, relatos de problemas semelhantes são abundantes.

Além dos erros no carro, muitos donos relatam dificuldades em conseguir atendimento nos centros de serviço da Tesla , que estariam adiando agendamentos ou informando que não têm uma solução definitiva no momento.

Um usuário descreveu sua experiência: “Aconteceu comigo: Model Y 2024. O GPS só mostra que estou em casa, sempre. As câmeras não funcionam. Até mesmo a tela não ajusta. Os faróis automáticos também não mudam. Meu agendamento, previsto para 13 de janeiro, foi muuuito adiado.

Outro usuário relatou: “O técnico do meu centro de serviço local me informou que a Tesla ordenou que eles parassem de trocar os sistemas AP4 até descobrirem a causa raiz. Eles disseram que vão tentar corrigir o problema com uma atualização de software e que isso pode levar 30 dias. Acho isso inacreditável, porque os sintomas começaram em 2 de dezembro e agora meu serviço foi remarcado para 23 de janeiro, quase dois meses depois.”

Há ainda casos mais preocupantes: “Depois de uma atualização de software enviada pela Tesla, o computador AP4 no meu Tesla Model Y 2024 queimou, causando falha completa em todos os sistemas controlados por ele.”

De acordo com informações divulgadas pelo site Electrek, fontes dentro da Tesla indicam que o problema pode estar relacionado a um curto-circuito.

Um dos possíveis culpados seria a bateria de baixa voltagem, que poderia estar causando um curto no computador AP4 durante o processo de calibração das câmeras.

O site também afirmou que técnicos da Tesla foram instruídos a minimizar quaisquer preocupações de segurança relacionadas ao problema, a fim de evitar que os proprietários acreditem que seus carros não são seguros para dirigir.

Essa postura contrasta fortemente com a imagem de segurança e tecnologia avançada que a Tesla costuma promover.

Curiosamente, a NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA) exige que todos os carros tenham uma câmera de ré funcional. Mesmo assim, até o momento, a Tesla não emitiu um recall oficial para lidar com a questão.

Existe a possibilidade de que a empresa tente resolver o problema por meio de uma atualização de software remota, caso realmente se trate de uma falha de software e não de hardware.

A Tesla, conhecida por seu hábito de não manter um departamento de imprensa ativo, ainda não se pronunciou sobre a situação. Contudo, rumores indicam que a empresa estaria começando a reconstruir sua equipe de comunicação, conforme sugerido por anúncios recentes no LinkedIn.

Enquanto isso, os donos dos veículos afetados ficam à mercê de atrasos nos atendimentos e da expectativa por uma solução.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.